Contrariando todas as previsões, que apontavam para uma longa e dura batalha judicial, a atriz Katie Holmes e o ator Tom Cruise já assinaram um acordo de divórcio.

Segundo informações consideradas fidedignas, Katie garantiu a guarda exclusiva da menina de ambos, Suri, de 6 anos, embora o pai tenha garantido o direito de poder estar com ela com regularidade.

Menos de duas semanas depois do anúncio da rutura do casal, a advogado de Katie Holmes confirmou o acordo extra-judicial esta segunda-feira: “ O caso foi resolvido e o acordo assinado. Estamos emocionados por Katie e sua família e excitados por ver como ela vai embarcar neste novo capítulo da sua vida” – disse Jonathan Wolfe ao site da revista “People”.

Na mesma declaração, o advogado de Katie aproveitou para agradecer o empenhamento de Tom Cruise e o profissionalismo dos seus conselheiros

Não foram revelados pormenores do entendimento, mas Katie e Tom emitiram um comunicado conjunto de tom bastante pacífico. Escreveram eles: “Estamos empenhados em trabalhar juntos como pais em prol dos melhores interesses de nossa filha Suri. Queremos manter privadas matérias que afectem a nossa família, expressar o nosso respeito mútuo e apoiar-nos reciprocamente no nosso papel de pais.”

Vários sites internacionais de celebridades consideram que Tom Cruise optou por este acordo extra-judicial, que satisfaz a principal reivindicação de Katie (ficar com a custódia exlusiva de Suri), para evitar que a “roupa suja” relacionada com a seita da Cientologia viesse a ser lavada em tribunal.

Segundo estas fontes, o ator garantiu o direito de acesso regular à filha, mas aceitou que Suri não participará em quaisquer actividades ou festas relacionadas com a igreja da Cientologia, de que o pai é fervoroso estandarte. Mais ainda: sempre que estiver com o pai, Suri deverá estar acompanhada pela ama e por uma equipa de guarda-costas de confiança de Katie.