Jornalista lança livro contra “violência doméstica”

Jornalista lança livro contra “violência doméstica” Fernanda Freitas, da RTP, escreveu “Sem Medo Maria”, um manual para mulheres que sofrem em silêncio.

Após um ano e meio de pesquisas, entrevistas pessoais e análises de estudos, a apresentadora do programa "Sociedade Civil" do canal público, apresentou ontem o livro "Sem Medo Maria". A jornalista bate-se por "uma clara mudança de mentalidades" no nosso país a lança o alerta para "lacunas na lei" que permitem que situações de agressão contínua cheguem muitas vezes a homicídio.

Maria é o nome dado a todas as vítimas de violência doméstica referidas no seu livro. Para além de relatos e testemunhos das vítimas, Fernanda Freitas faz desta obra um manual para todas as mulheres que lidem de perto com o drama. O livro pretende ser também "uma ferramenta que ajude as vítimas a encontrar respostas rápidas tanto a nível legal como social".

A jornalista afirma que "todos conhecemos ou ouvimos falar de casos de violência doméstica à nossa volta" e defende que é necessário agir e alertar. No decurso das suas investigações, Fernanda Freitas ficou chocada, e lamentou, o facto de tantas pessoas "acharem normal a violência conjugal".

O lançamento do livro "Sem Medo Maria" aconteceu ontem na Fábrica de Braço de Prata, em Oeiras, na presença de várias figuras públicas, amigos e admiradores de Fernanda Freitas.

Veja as imagens da sessão de lançamento do livro.

artigo do parceiro: Top Fama

Comentários