Após um ano e meio de pesquisas, entrevistas pessoais e análises de estudos, a apresentadora do programa "Sociedade Civil" do canal público, apresentou ontem o livro "Sem Medo Maria". A jornalista bate-se por "uma clara mudança de mentalidades" no nosso país a lança o alerta para "lacunas na lei" que permitem que situações de agressão contínua cheguem muitas vezes a homicídio.

Maria é o nome dado a todas as vítimas de violência doméstica referidas no seu livro. Para além de relatos e testemunhos das vítimas, Fernanda Freitas faz desta obra um manual para todas as mulheres que lidem de perto com o drama. O livro pretende ser também "uma ferramenta que ajude as vítimas a encontrar respostas rápidas tanto a nível legal como social".

A jornalista afirma que "todos conhecemos ou ouvimos falar de casos de violência doméstica à nossa volta" e defende que é necessário agir e alertar. No decurso das suas investigações, Fernanda Freitas ficou chocada, e lamentou, o facto de tantas pessoas "acharem normal a violência conjugal".

O lançamento do livro "Sem Medo Maria" aconteceu ontem na Fábrica de Braço de Prata, em Oeiras, na presença de várias figuras públicas, amigos e admiradores de Fernanda Freitas.

Veja as imagens da sessão de lançamento do livro.