Aos 29 anos, o atleta do Sporting Clube de Portugal, bicampeão da Europa -73 Kg, atravessa um dos melhores momentos da sua carreira, contando com os dois principais títulos europeus no seu curriculum: o Campeonato da Europa, em Viena (2010) e já este ano voltou a conquistar o primeiro lugar no pódio, em Istambul.

Visivelmente otimista quanto à sua participação na importante competição, em Paris, João Pina confessa a SapoMulher, na véspera da partida, que está confiante: “É muito difícil mas estou seguro, fiz uma boa preparação e estou a sentir-me bem.”

O atleta revela que ainda está a recuperar de uma lesão da região cervical que afetou um pouco a sua preparação. “Acho que já está completamente controlada e não vai afetar o meu desempenho no dia a competição, na próxima quarta-feira, dia 24 de Agosto.”

Referindo-se aos filhos, Manel de três anos, e Vasco, de um ano, João Pina conta que já brinca com o mais velho. “Já tem um fato de judo pequenino e este ano já vai começar”, diz orgulhoso para acrescentar que os filhos fazem parte da sua motivação e pensa neles sempre que está a competir. “Dão-me muita força”, sublinha.

Sobre a presença da mulher nas grandes competições internacionais, João Pina adianta que ela até hoje ainda não pode acompanhá-lo porque os filhos são muito pequenos. “Fica cá a tomar conta das crianças”, mas em Portugal está sempre presente.

Quanto à preparação para as competições, o atleta sublinha a importância da comida. “Temos de ter muito cuidado porque no judo temos categorias por peso e o meu é - 73 Kg. Logo não posso de maneira nenhuma ultrapassar esse número e nesse aspecto a alimentação vegetariana faz todo o sentido.”

Para o ajudar a controlar o peso, o atleta conta mesmo com o acompanhamento de uma nutricionista e segue à risca todas as prescrições. “Não fumo e bebo muito raramente e só um bocadinho num momento festivo. Tento fazer uma vida o mais saudável possível”, frisa o atleta que ocupa o honroso sétimo lugar do Ranking Mundial de Judo.

O maior sonho de João Pina é atingir os objetivos a que se propõe, sendo o próximo ganhar uma medalha no Campeonato do Mundo. E no próximo ano conseguir igualmente uma medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres.

A dar aulas de Judo na creche Tempo de Mudar, em Chelas, a vida de João Pina é totalmente preenchida com o judo. “Gosto muito de dar aulas aos mais pequeninos e de ver a evolução deles. É aí que começa tudo e orgulho-me muito dos que continuam a fazer judo depois de terminarem a escola.”

Relativamente à sua paixão pelo judo e à vontade de continuar ligado à modalidade pelo resto da vida, o atleta reconhece que foram os pais os seus principais impulsionadores mas também a sua rebeldia, vivacidade e determinação. “Orgulho-me muito do que já consegui”, afirma João Pina, que já ficou em quinto lugar nos campeonatos do mundo e em sétimo nos Jogos Olímpicos. “Agora o meu objetivo é conquistar o podium”, conclui com a vontade de vencer que o caracteriza.

Texto: Palmira Correia