Kiefer Sutherland, o herói "Jack Bauer" da série "24 horas", será libertado da cadeia de Los Angeles na manhã de segunda-feira, depois de cumprir uma pena de 48 dias atrás das grades. "Ele vai sair pela porta de frente como qualquer outra pessoa", disse o oficial de justiça John Balian.

Preso por ter sido apanhado, por duas vezes, a conduzir embriagado e por violação da liberdade condicional, Sutherland, de 41 anos, cumpriu exemplarmente toda a sentença. "Durante toda a sua permanência, ele nunca se queixou nem reclamou de nada e nós respeitamo-lo por isso", sublinhou Balian.

Vestido de fato-macaco cor de laranja, o actor está alojado, sozinho, numa cela de reduzidas dimensões. Durante o dia tem acesso a uma sala de TV e, de vez em quando, trabalha na lavandaria e nos serviços de limpeza.

Até agora, Sutherland só foi visitado pelo seu advogado, uma vez. Familiares ficaram excluídos da lista de visitantes, por decisão do próprio. Muito reservado, fez poucos telefonemas, teve escassos contactos com outros detidos e não respondeu pessoalmente a milhares de cartas enviadas pelos fãs, tendo delegado essa tarefa num assessor.