Um comentário feito pela apresentadora Iva Domingues no programa “A Tarde é Sua”, da TVI, a propósito da falta de saneamento básico numa localidade do Norte de Portugal, desencadeou uma onda de polémica nas redes sociais.

“Mudam as moscas, mas a trampa é sempre a mesma” – eis a frase de Iva que despertou a ira de alguns cidadãos daquela cidade nortenha.

A apresentadora usou aquela expressão, muito popular, em jeito de comentário final a uma intervenção do convidado Joaquim Letria, que acabava de denunciar a incapacidade das “entidades competentes” na resolução de um problema de esgotos que afeta, há mais de dez anos, uma aldeia de Guimarães.

Tanto bastou para que certos “filhos da terra” se proclamassem ofendidos, passando a desancar Iva Domingues, que se viu forçada a responder-lhes através de um comunicado.

Nesse texto, a apresentadora sublinha que Letria se limitou a levar ao programa a denúncia de mais uma situação grave e que ela nunca se referiu a Guimarães ou aos vimaranenses “com palavras menos próprias”.

“A todos aqueles que prontamente vieram para as redes sociais insultar e atacar, peço que vejam a emissão porque, de certeza, nem se deram ao trabalho de o fazer” – refere Iva.

“Gosto muito de Guimarães, é uma cidade lindíssima, tenho grandes amigos aí e sou sempre muito bem recebida! Por isso, não vou permitir que um bando de gente mal intencionada sedenta do insulto fácil se confunda com as gentes bondosas e hospitaleiras de Guimarães. Não tomarei a parte pelo todo” – garante a apresentadora.