O programa já acabou há muito, mas os jovens finalistas do "Ídolos", da SIC, continuam a mobilizar legiões de admiradores, que os recebem com aplausos, gritos, cantorias e slogans. "É uma histeria completa, um fenómeno nunca visto em Portugal", comenta o presidente do júri do concurso e manager do grupo, Manuel Moura Santos.

Ontem, a história repetiu-se em Alfragide, no centro comercial Alegro, onde os jovens "Ídolos" se deslocaram para promover o CD do grupo. Fãs de todas as idades concentraram-se na praça central do "shopping" e só dali saíram depois de terem conquistado os autógrafos de Filipe Pinto, Carlos, Solange e companhia.

"Somos idolomaníacos", assumem os fãs, com orgulho. Uns exibem t-shirts com a imagem do ídolo preferido, outros trajam a rigor numa imitação do cantor favorito, e todos seguram o primeiro disco que o grupo lançou, ontem, no mercado.

"É espectacular, fantástico, indescritível", dizem os jovens "Ídolos" à medida dão vazão à interminável fila de crianças, adolescentes, jovens, pais e avós que aguardam por uma assinatura como recordação.

A corrida ao CD começou bem cedo. O início da venda do álbum estava marcada para as 18 horas, mas, às 14h30, chegavam os primeiros fãs. Os 20 primeiros a adquirir o disco tiveram como prémio uma fotografia com o grupo dos dez finalistas.

"O CD ‘Ídolos' é o primeiro disco em Portugal a conquistar o ‘ouro' logo no primeiro dia do lançamento", congratulou-se João Teixeira, director-geral da editora EMI. E a razão é simples: o Grupo Auchan adquiriu logo à cabeça os 10 mil exemplares editados, que agora irá vender, em exclusivo, nas lojas Pão de Açúcar e Jumbo.

Veja imagens da festa em Alfragide.

(Texto: Inês Costa)

(Fotos: Tiago Caramujo/SapoFama)