Hernâni Ermida cozinha para crianças

Famoso “chef” explica o lançamento de um livro de receitas saudáveis para os mais novos

“Conheço crianças de 5 e 6 anos que nunca comeram sopa”, afirma o conhecido “chef” de cozinha Hernâni Ermida, que acaba de lançar um livro de receitas dirigido aos mais novos. Um guia intitulado “Alimentação Saudável com o Gang dos Frescos”, patrocinado pelo grupo Lidl e avalizado pela Direção-Geral de Saúde.

O que podemos encontrar no seu novo livro?

É um livro de receitas saudáveis e divertidas, como devem ser as receitas direcionadas para crianças, brincando um pouco com o “Gang dos Frescos”, ou seja, com os legumes e com as frutas. São receitas simples e acessíveis que qualquer criança em casa pode fazer com a ajuda dos pais ou dos avós.
Mas não são receitas só para crianças, são receitas económicas que podem ser confecionadas para toda a família de uma maneira saudável, simples e divertida. Quando digo económico, não quer dizer que o comer seja pobre porque uma refeição económica pode ser, e muitas vezes é, muito rica nutricionalmente.

Fala em receitas para toda a família… Será porque, muitas vezes, as crianças têm um prato diferente dos pais?

Acho que as crianças comem aquilo que lhes ensinam a comer. Se os pais não comem legumes ou fruta, as crianças também não vão comer nem gostar. Conheço crianças de 5 e 6 anos que nunca comeram sopa. Isso é grave. Cheguei à conclusão que as mães não sabiam fazer sopa – um prato ótimo, económico, saudável, prático e muito fácil de confecionar.

O planeamento das refeições poderá ajudar a uma melhor alimentação, evitando, por exemplo, o recurso de última hora à “fast-food”?

Acho muito bem que se planeiem as refeições que vamos fazer ao longo da semana, até porque isso também irá ajudar muito nas compras. As pessoas vão muitas vezes a correr ao supermercado e acabam por comprar coisas que não são necessárias ou, então, as que não são as mais saudáveis.
Se houver em casa pratos de panela feitos com antecedência, como a jardineira, as massas, as feijoadas, as pessoas chegam a casa e não precisam de perder muito tempo.
E se as pessoas comerem em família sempre que possível, nem que seja ao fim de semana, então é ouro sobre azul.

O que devemos ter sempre na despensa e no frigorífico?

Se tivermos crianças é indispensável termos sempre os lacticínios, como os iogurtes, o leite e o queijo. A fruta é muito importante, as leguminosas e a água também. Os enlatados como as sardinhas e o atum são produtos saudáveis e acessíveis e que nos possibilitam fazer uma refeição rápida, económica e saudável. Além, claro, dos cereais, do arroz e das massas.

O “chef” Ermida costuma dizer que os mimos que se dão às crianças são os beijinhos, não são os doces…

Acho que os avós hoje acabam por ser um pouco cúmplices na má alimentação das crianças. Gostam de mimar os meninos para que eles se sintam bem, para conquistá-los, e os mimos que lhes dão são chocolates e coca-colas. Então costumo dizer que mimos não são chocolates e bolos, são colo e beijinhos.

O projeto “Gang dos Frescos” ensina, também, a fazer uma hortinha em casa. Como podemos começar?

Quase todos podemos ter uma horta em casa, quer tenhamos ou não varanda. Desde que haja um local por onde possa entrar luz direta, podemos cultivar morangos, cogumelos, ervas aromáticas, tomate cereja... Podemos ter imensas coisas decorativas como flores, pois também há flores comestíveis, e ervas e legumes que podemos utilizar nas nossas saladas e sopas. É uma forma de decoração e uma maneira saudável de consumir produtos.

artigo do parceiro: Top Fama

Comentários