Chegou, viu e venceu. Depois de conquistar Portugal, Gisela João, fadista nascida em 1983 em Barcelos que em 2013, aos 30 anos, editou um álbum homónimo, parte em tournée pela Europa. A intérprete de «Meu amigo está longe» e «Madrugada sem sono» atua amanhã no Songlines Encounters Festival, em Londres. Naquela que será a sua estreia no Reino Unido, estão ainda agendados espetáculos em Manchester, Bury Saint Edmunds e Southampton. Segue-se França, onde a 11 de junho marcará presença no festival Babel Med Music, em Marselha, uma das maiores e mais importantes cidades francesas.

Em julho, no dia 16, a fadista regressa a este país para atuar no Théâtre Antique, em Arles. Fará a primeira parte do concerto da Orquestra Buena Vista Social Club. «Ela tem a capacidade de criar uma vertigem emocional, tanto na mais mais dramática e angustiante canção de amor, como nas canções folclóricas mais ligeiras», escreve a última edição da revista britânica Songlines. Tal como noutras situações, a intérprete relativiza.

«Não me sinto esmagada, mas não menorizo. Choro com os meus prémios, fico feliz, mas a vida não é feita disso. As palmas e as luzes dos concertos são algo maravilhoso mas, depois, vou para casa, estou com os meus gatos [Mimi e José], abro o correio e estão lá contas para pagar. Sou uma pessoa muito normal», confessou à revista Prevenir em julho de 2014.

Texto: Luis Batista Gonçalves