O actor mexicano Gael García Bernal, que entrou em "Amor Cão" e "Diários de Che Guevara", vem a Portugal no dia 28 de Outubro para estar com José Saramago na antestreia do filme "Ensaio sobre a cegueira".

Na longa-metragem, dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles e inspirado na obra do prémio Nobel, Bernal faz de "O Rei da Ala 3" (no livro e no filme, as personagens não têm nome, são identificadas pela função). Ele é o elemento desestabilizador da já frágil organização criada pelas primeiras vítimas da misteriosa cegueira, que estão alojadas num antigo hospital psiquiátrico.

De acordo com a distribuidora Castello Lopes, na antestreia nacional, que vai decorrer no cinemas UCI do Freeport de Alcochete, estarão ainda o realizador brasileiro, o produtor Niv Fichman e o actor canadiano Don McKellar, autor do argumento adaptado.

O filme, que estreia nos cinemas portugueses a 13 de Novembro, é uma co-produção entre o Brasil, o Canadá e o Japão e conta no elenco com Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael Garcia Bernal, Alice Braga e Yusuke Iseya.

Parábola sobre a crise de valores da sociedade contemporânea, "Ensaio sobre a cegueira" conta a história de uma misteriosa cegueira branca que contagia uma comunidade.  Os que ficam cegos são reunidos em quarentena num antigo hospital psiquiátrico e os mais elementares valores de uma sociedade civil dão lugar ao caos. Na desordem há apenas uma pessoa (Julianne Moore), que escapou à epidemia. Testemunha tudo em segredo e irá liderar uma revolta.

O filme teve a primeira exibição mundial pública em Maio passado, no Festival de Cinema de Cannes, onde foi recebido de forma pouco entusiástica pela crítica. Nos Estados Unidos, a estreia no início de Outubro desencadeou uma onda de protestos por parte da federação que representa os cegos norte-americanos, por considerar que o filme dá uma imagem distorcida daqueles que não vêem.