Jake Gyllenhaal deu que falar no filme ‘Southpaw’, trama que estreou já lá vão dois anos. E os motivos não se prendem só com a sua personagem, mas também com a preparação intensa que precisou para lhe dar vida.

Segundo informações adiantadas por Antoine Fuqua, o realizador do filme, em entrevista à Deadline, quando aceitou o projeto ao início, Jake não tinha conhecimento do que se iria seguir.

Com menos 18 quilos devido à personagem anterior em ‘Nightcrawler’, Gyllenhaal submeteu-se a treinos intensos e a uma mudança de vida para ter a imagem pretendida.

Consta que o ator treinou no mesmo ginásio que Floyd Mayweather [campeão do mundo de boxe] em Las Vegas e que todos os dias se levantava às 04:30 horas da madrugada para treinos intensos que duravam seis horas.

“A rotina de treinos era louca. Mas sabia que a tinha de seguir para conseguir ter êxito. Felizmente, a dieta conseguia seguir facilmente porque me ajudava a manter a energia de que precisava”, referiu Jake numa entrevista.

O ator fazia seis refeições por dia a cada três horas e comia barras energéticas antes das cenas de combate.

“Converti o Jake numa máquina de combate. Queria que ele aprendesse a lutar de verdade e que não se limitasse a ser um pugilista”, referiu o treinador.

Para além de praticar boxe durante três horas, Jake tinha ainda de fazer 2000 abdominais, 1000 de manhã e o resto à tarde. Também corria 13 quilómetros por dia.

O resultado foi o aumento de peso de 70 para 88 quilos, tudo em massa muscular, claro.