Diz o povo que “filho de peixe sabe nadar” e Rita Pereira, de 15 anos, filha do conhecido jornalista Mário Augusto, grande especialista em cinema e assuntos de Hollywood, prova isso mesmo ao colocar o pai na posição de entrevistado na edição desta semana da revista “Nova Gente”.

A jovem estudante sonha ser jornalista e aceitou com agrado o convite da publicação para vestir a pele de entrevistadora por um dia.

Na conversa, Rita recusou mesmo tratar o pai por tu (“não, não, isto é à séria”), e mostrou-se muito profissional no seu papel, sobretudo se considerarmos a idade.

Rita mantém uma página no Facebook “Aos Olhos da Rita”, com mais de 14 mil seguidores. Ali, fala abertamente sobre o diagnóstico de paralisia cerebral e sobre o efeito que isso tem na sua vida, e que não parece ser quase nenhum.

A jovem apresenta-se assim:

“Eu sou a Rita, o meu nome completo é Ana Rita Bulhosa da Rocha Pereira. Nasci em Espinho em 17 de dezembro de 1999, tenho portanto 15 anos. Na verdade eu era para ter nascido dois meses depois, mas apressei-me e nasci antes do tempo. Por ter chegado mais cedo, passei dez dias fechada numa incubadora e essa pressa toda fez com que me fosse diagnosticada paralisia cerebral. Dizem-me que foi por falta de oxigenação das células do cérebro. Não se assustem, isso não quer dizer nada de especial, apenas me condiciona a marcha, a minha forma de caminhar. Preciso de ajuda de umas canadianas. Passei agora para o oitavo ano e adoro escrever e contar histórias. Já agora quero que saibam que estou sempre a sorrir, há até uma associação que tem o meu nome, ‘O Sorriso da Rita’. Uso esta página de Facebook para escrever tudo o que me apetece sobre o mundo que me rodeia”.