As apresentadoras Fátima Lopes, Sílvia Alberto, Iva Domingues e Rita Ferro Rodrigues, a taróloga Maya, a radialista Carla Rocha e a artista Blaya são alguns dos rostos de uma campanha de prevenção do cancro do colo do útero agora lançada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, e que irá decorrer nos meses de junho e julho em diversos suportes publicitários.

“Esta doença tem uma caraterística muito particular: 99 por cento dos cancros são consequência de uma infeção do vírus HPV (vírus do papiloma humano), o que significa que é uma doença que pode ser prevenida com muita eficácia se as pessoas fizerem rastreios a tempo”, sublinhou o presidente da Liga, Francisco Cavaleiro Ferreira, na sessão pública de apresentação da iniciativa, em Lisboa.

Em média, surgem em Portugal 900 casos de cancro do colo do útero por ano, dos quais 400 resultam em morte.

“É o único cancro de que conhecemos as causas e que pode ser evitado se detetado a tempo. Temos um grande trabalho pela frente mas acredito que, dentro de duas a três décadas, já não estaremos aqui a falar dele”, afirmou, por seu turno, a presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, Fernanda Águas.

Para sensibilizar a população sobre uma doença que afeta, principalmente, mulheres entre os 25 e os 65 anos, os promotores da campanha vão exibir um filme na TV e nas redes sociais, colocar cartazes em “muppies” e distribuir panfletos informativos nas principais cidades portuguesas.

Veja as fotos.