Alertado por amigos de que um jovem havia interpretado um dos seus temas no “casting” do programa “Ídolos”, da SIC, o cantor FF pôs o vídeo a funcionar, assistiu à atuação de Francisco Coelho e manifestou, mais tarde, o seu desagrado pela forma como o rapaz, de 23 anos, foi tratado pelos jurados do programa.

“Fui ver o ‘casting’ do Francisco Coelho e, acreditem, não foi por ter entoado (e bem) um pouco daquele que foi um dos meus primeiros singles (já lá vão 10 anos), que achei que devia ter passado, pelo menos, à fase seguinte. Não costumo ver o ‘Ídolos’ e não é porque não goste do formato. É porque não gosto da forma (da portuguesa). Assistir e avaliar um ‘casting’ de alguém não é esperar que alguém falhe. É esperar que alguém acerte. E sei bem o quão difícil é esperar horas a fio para depois, num minuto, termos a nossa oportunidade. Mas de repente percebo que a oportunidade é cair-se em graça e isso, meus amigos... é engraçado. Tristemente engraçado. Sendo que a arrogância de quem avalia não tem graça nenhuma. Fica o desabafo e já agora um vídeo do Francisco, não o do ‘casting’, que, esse... não vale a pena”, escreveu FF no seu Facebook.

O jovem em questão, Francisco Coelho, de 23 anos, veio de Londres para tentar um lugar no “Ídolos” e escolheu o tema “Tudo o Que Eu Quero”, um dos primeiros de FF, tendo sido fortemente criticado pelos jurados, em especial por Pedro Boucherie Mendes, que o arrumou desta forma: “Parece que há aí uma rolha algures, porque o que tens aí dentro não sai cá para fora…”.

A crítica de FF não é a primeira ao concurso de talentos musicais da SIC. Na semana passada foi noticiado, em grandes parangonas, que um rapaz de 17 anos tinha entrado em forte depressão depois ter sido ridicularizado no “casting”, na rubrica dos chamados “cromos”, com uma enormes orelhas de burro.