Aos 28 anos, Sílvia Alberto faz história na RTP. A apresentadora será a cara da edição de 2010 do "Festival RTP da Canção", o primeiro programa emitido em alta definição (HD) pela TV pública, se exceptuarmos o futebol.

O director de Programas da RTP1, José Fragoso, disse, aos jornalistas, em pleno Campo Pequeno - no cenário que está a ser montado para as semifinais (terça-feira, 2 de Março, e quinta, 4) e a grande final (sábado, 6) do festival -, tratar-se de "um momento histórico".

Fragoso frisou que "o 'Festival da Canção' é um grande momento da RTP em cada ano" e espera que a 46ª edição "seja um grande momento de festa para todos".

Por coincidência, celebram-se também 30 anos sobre a primeira emissão a cores da televisão nacional: o "Festival RTP da Canção" de 1980, ganho por José Cid com a canção "Um Grande, Grande Amor". Por isso mesmo, o cantor será um dos convidados dos espectáculos, a par de Fernando Tordo e dos Voca People, numa edição em que serão homenageados, a título póstumo, Ary dos Santos e Rosa Lobato de Faria.

O vencedor do programa representará Portugal no "Eurofestival da Canção" deste ano em Oslo, capital da Noruega.

Entre os 24 semifinalistas nacionais, destaque para várias caras conhecidas, casos de Nucha (vencedora do Festival em 1990), da cantora popular Claudisabel, intérprete do "hit" "Preciso de um herói", de Nuno e Fábia (participantes na edição de 2009), de Filipa Azevedo (vencedora de "Família Superstar", da SIC), de Nuno Pinto (finalista da "Operação Triunfo", da RTP1, em 2008), de Vanessa (participante nos festivais de 2007 e 2008) e de Catarina Pereira (participante na "Família Superstar").(Texto: Nuno Trinta de Sá)

(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)