A apresentadora Fernanda Freitas, de 36 anos tem uma maneira particular de viver a época festiva que se aproxima: não oferece prendas a ninguém.

"O mais importante no Natal são as prendas que não vêm embrulhadas, por isso não sou muito a favor do consumismo e do ‘embrulhismo'", diz ela.

A filha Beatriz, de 13 anos, já está habituada a esta "imposição de mãe" e não protesta: "Que remédio! Mas ela já não está em idade de fazer birra, já percebe...", afirma Fernanda Freitas.

Para a apresentadora do programa "Sociedade Civil", da RTP 2, é necessário regressar à génese do Natal: "Se as pessoas perceberem que dar, sem ser prendas embrulhadas, nos gratifica muito mais, estamos a meio caminho de perceber o verdadeiro espírito do Natal."

Quanto a essas prendas mais especiais, Fernanda já recebeu a sua, mas não quer revelar o conteúdo: "Já recebi uma bela prenda para este Natal, das não embrulhadas mas que enchem o coração, e estou muito feliz. De resto, eu tenho saúde e a minha filha também, portanto não vou pedir mais nada."

Mas não é só sobre o Natal que a apresentadora tem ideias próprias. Apesar de saber que tem "uma maneira de pensar diferente", Fernanda Freitas assume que "detesta" a passagem de ano: "Só celebro a minha passagem de ano, que é quando eu faço anos. Claro que é mais uma oportunidade para jantar e estar com os amigos porque no dia seguinte é feriado, mas não gosto mesmo daquela histeria da meia-noite."

Outras datas do calendário não fazem sentido para a apresentadora: "Não celebro nada do que vem no calendário, Halloween, Páscoa, nada. Só celebro o meu aniversário e o da minha filha."