Famosos criticam capa de jornal

Rita Ferro Rodrigues e outras figuras públicas “batem” no matutino “Correio da Manhã”.

A manchete do matutino “Correio da Manhã” de ontem, sexta-feira, sobre a queda de um avião na Ucrânia, causou uma onda de indignação nas redes sociais, com artistas, apresentadores e outros famosos a criticarem com dureza a foto escolhida para ilustrar a notícia.

Nessa imagem podem ver-se, sem quaisquer filtros, os corpos despedaçados de algumas das 298 vítimas mortais do Boeing-777 das linhas aéreas da Malásia que se despenhou no leste da Ucrânia, supostamente alvejado por um míssil de separatistas pró-russos.

Uma das primeiras a manifestar-se foi a apresentadora Rita Ferro Rodrigues, da SIC, que escreveu no seu mural: “Qual é a necessidade jornalística de se mostrar, na capa de um jornal, corpos de pessoas que acabaram de perder a vida num desastre de avião (80 crianças entre as vítimas)? Pessoas que têm familiares em inimaginável sofrimento? Pessoas que têm direito à sua dignidade apesar de mortas? Vale tudo?”.

O humorista Nuno Markl também não perdeu tempo a dizer de sua justiça: “Caros senhores do ‘Correio da Manhã’: se o meu filho de 5 anos tiver alguma dúvida sobre aquelas pessoas amontoadas em posições estranhas no meio de destroços de um avião, em grande e a cores, logo na primeira página do vosso jornal, os caros senhores poderão falar com ele e explicar-lhe?”.

Finalmente, Rui Unas também sentiu a sua sensibilidade ferida: “O ‘bom gosto’ do ‘Correio da Manhã’. Acho mais ofensiva esta capa do que qualquer piada de ‘mau gosto’ sobre a queda do avião na Ucrânia”- escreveu o apresentador.

Comentários