Celebridades de Hollywood, como Steven Spielberg, Halle Berry, Jamie Foxx e Sharon Stone, fazem parte do grupo de generosos doadores que participam no financiamento de cerimónia de investidura de Barack Obama, presidente eleito dos Estados Unidos, no próximo dia 20 de Janeiro.

Em nome da transparência, Obama mandou publicar a lista de contribuintes na Internet. Em geral, os donativos veriam entre 25 e 50 mil dólares, o máximo permitido por pessoa.

Além de várias estrelas do mundo do cinema, também ocupam lugar de destaque na lista figuras conhecidas do desporto, como o antigo jogador de basquetebol Magic Johnson, e empresários de renome, como Eric Scmidt e Steve Palmer, PDG's do Google e da Microsoft, respectivamente. O multimilionário George Soros e cinco elementos da sua família contribuíram com um total de 250 mil dólares.

Estes fundos vão servir para organizar uma longa lista de bailes e de outros eventos festivos em redor da cerimónia de investidura de Obama, a 20 de Janeiro. Claro que os principais beneméritos terão acesso privilegiado aos diferentes palcos.