O cantor Elton John foi a Nova Iorque dar uma ajuda à campanha eleitoral da sua amiga Hillary Clinton, num momento em que a aspirante a candidata presidencial dos democratas parece esmagada pela força do rival Barack Obama.

Num concerto que ontem deu no Radio City Hall de Mahattan, em Nova Iorque, o cantor britânico arrecadou uma receita de dois milhões e meio de dólares (cerca de um milhão e meio de euros), que ofereceu à ex-primeira dama dos Estados Unidos.

Quando muitos observadores esperavam que Elton John se referisse a Obama como sendo o principal obstáculo à concretização das ambições de Hillary, o artista responsabilizou a misoginia (a crença na inferioridade da mulher) pelo eventual fracasso da aventura da senhora Clinton. "Nunca paro de me surpreender com a atitude misógina de algumas pessoas deste país. Mas digo sempre que vão para o diabo!", disse Sir Elton, arrancando fortes aplausos ao público que enchia o recinto.

Dizendo-se velho "admirador" de Hillary Clinton, Elton John afirmou-se "extremamente interessado" no política americana, "porque afecta o mundo inteiro".

Elton abriu o concerto com "Your Song" e pôs o auditório ao rubro com "Daniel" e "Rocket Man".