Um homem muito acarinhado pelo público e por todos os que se cruzaram consigo ao longo destes 90 anos de vida e 75 de carreira.Ruy de Carvalho contou com várias surpresas ao longo da última quarta-feira, dia 1, quando comemorou o seu aniversário.

As velas foram sopradas e o bolo cortado no Salão Preto e Prata, no Casino Estoril, junto da sua família, amigos, e muitos daqueles que o admiram.

Como não poderia deixar de ser, várias personalidades do mundo do entretenimento estiveram presentes nesta homenagem e à conversa com o Fama ao Minuto no final da cerimónia.

O casal Sara Barradas e José Raposo não faltaram ao aniversário do ator, uma festa que presenciaram “com muita alegria”.

“Não é todas as noites que se consegue fazer uma homenagem a uma pessoa tão importante que é uma referência para todos nós, a todos os níveis. O Ruy é especial porque é um grande ator a nível mundial e temos a sorte que é português. É um orgulho nesse sentido. Além disso, é um ser generoso, um camarada extraordinário enquanto colega e amigo. E com a idade com ele tem, e viu-se aqui na homenagem, ele saltava da cadeira e dizia: ‘É o meu filho, o meu neto...’. Disse algumas palavras de textos e poemas, dizia daqui plateia porque queria ir para ali. A vida dele é o palco e isso não se explica. Não há palavras, é uma pessoa extraordinária”, elogiou José Raposo.

Para o ator, chegar à idade de Ruy de Carvalho “com aquela lucidez, generosidade e talento” já é uma “coisa maravilhosa”. “O Ruy é uma lição de vida”, frisa.

Sara, por sua vez, lembra que o maior conselho que aprendeu com Ruyfoi, sem dúvida, “aproveitar a vida e sermos generosos uns com os outros”. E acrescenta: “O amor faz parte da nossa profissão e faz parte de qualquer ser humano”.

Já para o ator Quimbé, que mantém uma relação de amizade há anos com o artista, o melhor conselho que aprendeu com Ruy de Carvalho foi, essencialmente, “saber viver”.

“A nível da representação é sentir, não há grandes métodos. E também aquilo que ele partilha sempre que é o amor, o abraço e o sorriso. Chegou aos 90. Se seguirmos os conselhos dele acho que conseguimos passar isto”, afirmou.

Quimbé recordou ainda um momento “delicioso”, passado na celebração dos 50 anos de casado de Ruy e Ruth de Carvalho.

“Eu estava sentado no chão e ele sentou-se ao meu lado, parecíamos dois putos. O Rui Veloso começou a tocar o ‘Meu Primeiro Beijo’ e ele olhava para mim a chorar e dizia-me assim: ‘Foi na Cruz Quebrada’. Contou-me a história toda do beijo e achei aquilo delicioso”, lembrou Quimbé junto do Fama ao Minuto.

Eunice Muñoz, de 88 anos, esteve também ela presente e sempre ao lado do seu grande amigo, Ruy de Carvalho, e assistiu a este tributo com “um prazer enorme”.

“Tudo estava tão enternecido com ele, como é natural. O Ruy é um homem muito carinhoso, muito bom colega, é boa pessoa. Tem sempre que ter esse sentimento que está à volta dele e que se pega às pessoas. Foi uma festa terna como ele, foi bom”, realçou a atriz, que recentemente também completou 75 anos de carreira.

Fernando Fernandes, mais conhecido como FF, foi um dos artistas que deu vida ao espetáculo de homenagem. Para o cantor e ator, fazer parte deste tributo foi, sem dúvida, “um nervosismo enorme pela responsabilidade acrescida que é estar num palco a celebrar os 90 anos de vida do Ruy de Carvalho”.

“É aquela sensação de estar a cantar para ele mas depois olhar para a esquerda e vejo Carlos Avilez, olho para a direita e vejo Filipe La Féria, Eunice Muñoz, Simone de Oliveira. De repente, começamos a ver que esta sala se encheu de referências, que fizeram com que eu quisesse ser cantor e ator e de perseguir o meu sonho. Estar aqui com trinta anos a celebrar os 90 desta referência que é o nosso querido Ruy, é uma honra enorme e ao mesmo tempo um nervosismo acrescido porque não é todos os dias que se está a fazer uma coisa destas”, realça, tecendo logo de seguida rasgados elogios a Ruy de Carvalho.

"É um marco ter uma sala com tanta gente querida e tanta gente que gosta tanto do Ruy. Só pode ser sinal da sua maior grandeza que está para além do seu trabalho enquanto ator e profissional que é, um exemplo para todos, mas acima de tudo a sua humildade que foi o seu grande carimbo. Acho que por muito bom ator ou profissional que se seja, se nós não marcarmos a diferença pelos afetos, aos 90 anos não conseguiríamos ter aquilo que hoje tivemos aqui nesta gala de homenagem”, rematou.

Para ver como foi esta homenagem a Ruy e Carvalho, clique aqui.