Há três semanas, ela "perdeu" vários materiais de som, um computador e muitos discos. A SapoFama, Rita Mendes, de 32 anos, confessa-se mais cuidadosa.

Deu por falta dos seus bens quando naquele funesto sábado, 13 de Fevereiro, saiu de casa, situada na Graça, em Lisboa, e reparou que tinha os vidros do carro partidos. "Só de manhã reparei que tinha o carro arrombado e as minhas coisas não estavam no porta-bagagens mas, sim, nas mãos de uns larápios", recorda.

Rita Mendes não desconfia de ninguém em particular, mas reconhece que o assalto foi estudado. "Moro numa zona onde não tem havido grandes problemas de criminalidade, por isso deve ter sido alguém que conhecia a minha rotina e via o meu movimento com a mala de um lado para outro", explica.

A DJ explica, ainda, que não foi um caso isolado. "Já tive conhecimento de mais um ou dois DJ's que foram assaltados e chego à conclusão de que somos um alvo fácil. As pessoas sabem que andamos com material caro. Não é história única. Naquele dia calhou-me a mim", afirma.

Rita apresentou queixa num posto de polícia, mas não deposita grandes esperanças na recuperação dos seus objectos: "Nunca mais soube de nada. Ainda não reavi nada e presumo que não vá acontecer".

"Vou conseguindo ter de novo as músicas, mas o resto não. Agora é recuperar a pouco e pouco. Tenho de trabalhar um bocadinho mais, ganhar bons cachês para comprar tudo de novo", refere, desencantada.

"Não me sinto insegura porque não foi um assalto. Se eu estivesse dentro do carro, talvez tivesse ficado assustada. Mas é como diz o ditado: 'casa arrombada, trancas à porta'. Se antes era muito raro deixar alguma coisa no carro, agora tenho ainda muito mais cuidado para que não volte a acontecer", conclui.

No total, o roubo provocou à conhecida DJ, e ex-apresentadora de televisão, um prejuízo de cerca de 2.500 euros.

(Texto: Joana Tavares da Silva)