Quem diria! De repente, a chanceler alemã Angela Merkel, sempre tão formal e recatada nos seus vestidos cinzentos, surpreendeu tudo e todos ao aparecer com um generoso decote.

"Merkel mostra o peito" e "Merkel exibe decote" foram dois dos títulos usados por jornais alemães para descrever o vestido de noite que a senhora escolheu para a gala de inauguração da nova ópera de Oslo, a convite do rei Harald V da Noruega.

A chanceler escolheu para a ocasião um vestido preto e azul marinho que deixava a descoberto parte do peito, o que a transformou num alvo prioritário dos fotógrafos.

Angela Merkel não se mostrou ofendida com os títulos dos jornais, incluindo o "Bild", que publicou, da cena, uma foto de página inteira. "Ficou apenas um pouco surpreendida", disse esta segunda-feira o porta-voz do governo alemão, Thomas Steg. "A chanceler - acrescentou - não esperava provocar tal furor com o traje de noite, que apenas obedeceu `à intenção de sair da rigidez do vestuário de um chefe de governo numa noite de ópera".