O Embaixador de Boa-Vontade da UNICEF David Beckham encontrou-se hoje com crianças num centro de ensino temporário que foi criado em Katmandu com o apoio da UNICEF após o terramoto ocorrido no passado dia 25 de Abril.

Está provado que as crianças que ficam fora da escola por períodos prolongados na sequência de uma catástrofe têm muito menos probabilidades de alguma vez voltar às aulas. A escola que Beckham visitou é um dos 1.500 centros de aprendizagem temporários que a UNICEF ajudou a instalar após os sismos que destruíram 34.500 salas de aula.

"Quando os terramotos aconteceram há seis meses todos nós vimos imagens terríveis nas notícias de casas e escolas arrasadas, de pessoas a serem retiradas dos escombros. Tantas crianças perderam tudo naqueles dias – as suas casas, as suas escolas, os seus pais, as suas vidas", afirmou o ex-jogador.

"O que nós não vemos com tanta frequência e o que me leva a estar aqui hoje para destacar é o facto de organizações como a UNICEF ajudarem essas crianças a recuperar após uma catástrofe. A UNICEF construiu escolas temporárias como esta por todo o país para assegurar que a geração de crianças afectadas pelo terremoto não oportunidade da educação. Muitas destas crianças perderam os seus pais e amigos ou assistiram à destruição das suas casas, mas agora, graças à UNICEF, têm um lugar onde podem aprender, brincar e falar sobre o que lhes aconteceu – aqui elas podem voltar a ser crianças", termina.

A visita de Beckham ao Nepal também fará parte de um filme que a BBC está a realizar e no qual o Embaixador de Boa-Vontade irá participar em sete jogos de futebol e em sete continentes diferentes.