Cristóvão Campos encontra-se a desempenhar um dos maiores papéis da sua carreira, na pele de 'José da Cruz', na novela da SIC, 'Coração D’Ouro'. Na trama, o ator de 31 anos tem Síndrome de Asperger.

Numa entrevista ao site Move Notícias, Campos revelou que para o papel, contou com a "ajuda da Associação Portuguesa de Autismo numa primeira fase e depois também a ajuda da APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger".

"Pude conhecer alguns jovens com Asperger e isso ajudou-me bastante. Falar com eles, perceber quais são os seus problemas no quotidiano, perceber o que eles gostariam de ver retratado num personagem com esta particularidade... depois li bastante porque há boa literatura sobre o síndrome e vi alguns filmes. Dou-lhe um exemplo bom, o ‘Adams’, que é uma bíblia para quem quer saber o que é o síndrome", referiu.

Até agora, o projeto tem dado bons resultados e alguns dos técnicos da associação já elogiaram o trabalho do ator, na captação de aspetos fundamentais como "a dificuldade de comunicar com os outros e a hipersensibilidade ao barulho".