Janeiro é o mês em que a maioria das pessoas estão empenhadas em cumprir as suas resoluções de passagem de ano. Este também foi o caso de Ana Sofia Martins:

"Todos os anos é a mesma coisa... Fazemos listas organizadas de resoluções de ano novo. Há quem prometa aos sete céus deixar de fumar, mas nem um cigarro a menos fumam... Há quem se inscreva no ginásio dizendo que pelo menos uma vez por semana vai lá treinar, e no fim do ano não viram sequer o balneário. Comer menos porcarias, emagrecer ou engordar aqueles 5 quilos, escrever um livro, ir visitar aquela tia que não vemos há anos, viajar mais... Enfim, uma panóplia de resoluções que, por uma razão ou outra, acabamos por não cumprir", escreveu a modelo.

No entanto,Ana Sofia adiantou que este vai ser um ano diferente:

"Este ano decidi que não vou prometer a mim própria nada que não possa cumprir. E que acima de tudo quero dar mais do que aquilo que recebo. Por isso, a minha resolução de ano novo é uma só: por cada mês deste ano de 2016, vou fazer uma doação a uma Instituição de Solidariedade. E convido-vos a juntarem-se a mim nesta demanda.

"Ah e tal Ana Sofia, nem todos podemos fazer doações todos os meses". Pois é meus queridos, infelizmente eu tenho plena consciência disso. Mas o meu apelo é o seguinte: cada um ajuda com o que pode, seja 1 euro, 100 euros, um pacote de arroz, uma partilha no facebook (que digam o que disserem, aumenta a visibilidade das causas) ou umas horas do nosso tempo em trabalho voluntário. A mim falta-me tempo, por isso vou fazer doações monetárias", revela.

A modelo explica também qual a associação que escolheu:

"Este mês escolhi a Corações com Coroa, uma Associação Sem Fins Lucrativos que tem como objectivo contribuir para a capacitação de meninas, jovens e mulheres, centrando o seu trabalho na promoção da Igualdade de Género como estratégia eficaz para combater a Pobreza e a Exclusão Social. Assim, a Corações com Coroa é um espaço de inclusão, formação, participação cívica e apoio, que promove o acesso a cuidados de saúde e educação em prol da autonomia, autoconfiança e proteção".

Entretanto lança um desafio aos leitores:

"O desafio está lançado. Quer se juntem a mim quer não, podem sempre ajudar-me ao escreverem nos comentários Instituições ou Associações queconheçam e cujo trabalho considerem ser uma mais-valia para a sociedade. Faltam 11 meses, ajudem-me a escolher", afirma no seu blogue.