Afastada de cena desde há largos meses, a topmodel que dominou as passereles de todo o mundo nos anos 90 decidiu voltar às luzes da ribalta e demonstrar que continua a ser uma mulher de sonho aos 37 anos de idade.

Ela é Claudia Schiffer, que resolveu posar, sexy e provocadora, para a edição alemã da revista "Vogue", aparecendo na capa apenas "protegida" por uma máscara.

O autor deste ensaio, genericamente intitulado "Sex", é o consagrado Mario Testino, que já fotografou algumas das maiores estrelas do planeta, incluindo a princesa Diana e Maddonna.

Na reportagem que acompanha as fotos, a "Vogue" garante que Claudia está pronta para voltar ao trabalho "com ânimo", depois de um longo afastamento provocado pela necessidade de cuidar das suas duas crianças - Caspar, que nasceu em 2003, e Clementine, que veio ao mundo um ano depois.

Estas longas "férias" da topmodel apenas sofreram uma curta interrupção no ano passado quando Karl Lagerfeld, o estilista que a descobriu há mais de 20 anos, convenceu Claudia a posar para a Chanel.

Nessa altura, Claudia declarou que a nova geração de modelos jamais poderia atingir a celebridade planetária que ela, Naomi Campbell e Cindy Crawford alcançaram nos anos 90. "Para se ser uma supermodelo, á preciso estar nas capas de todas as revistas de todo o mundo ao mesmo tempo, para que o público possa reconhecer-nos", disse ela, na altura. "Hoje em dia - acrescentou - , isso é impossível, sobretudo porque a indústria da publicidade passou a contratar actrizes e popstars. Assim, supermodelos como nós já fomos não existem mais".

Claudia Schiffer vive em Suffolk, em Inglaterra, numa mansão de 5 milhões de libras. Em 2002, casou-se com o produtor de filmes Matthew Vaughn, depois de ter terminado um longo romance com o mágico David Copperfield.