Cláudia Borges em entrevista

A entrada nos 30 anos e a maternidade marcam uma viragem na vida da apresentadora

O título de Miss Mundo Portugal, em 2001, abriu-lhe as portas para o mundo da televisão. Desde então, Cláudia Borges abraçou o papel de apresentadora, primeiro no programa infantil «Disney Kids», depois em «Êxtase» e, desde 2008, integra a equipa do programa «Fama Show», emitido pela SIC.

O nascimento do filho Rodrigo incentivou-a a melhorar os seus hábitos de saúde e também a apostar mais na prevenção. Em entrevista à revista Prevenir, embaixadora, e , a também do projeto Saúde da Nova Geração, revela o que faz para se manter elegante e saudável.

Foi mãe há dois anos. O que mudou na forma como encara a saúde, desde então?

A maternidade tornou-me muito mais atenta às questões de saúde, não só em relação ao meu filho mas também a mim. Preciso de me manter saudável para cuidar dele. É inevitável fazer análises ao sangue todos os anos, mas o meu maior cuidado recai sobre o exame à mama, uma ecografia mamária de seis em seis meses, por ter casos de doença na família.

Não resisto a consultar a internet sempre que tenho dúvidas. Por exemplo, se o meu filho tem sintomas de alergia, procuro identificar as causas, o que, assumo, é um erro porque podemos ficar com a ideia de que é algo grave e, na maior parte das vezes, não é.

E como cultiva a saúde emocional?

Esse lado da minha vida passa muito por ter tempo para o meu marido e para o meu filho. Mais do que uma ida à praia, ou um passeio, a minha estabilidade emocional depende muito de ter tempo para os meus.


É embaixadora do projeto Saúde da Nova geração, dos hospitais Privados de Portugal...

A Saúde da Nova Geração tem vários embaixadores, cada um com o seu projeto. O meu intitula-se «Um dia sem medo» e pretende desmistificar o medo de ir ao médico junto das crianças. A primeira ação consistiu em levar crianças do Moinho da Juventude, no bairro da Cova da Moura, ao dentista, a sua principal carência. O dia foi passado no hospital e todas as crianças fizeram uma consulta. O nervosismo típico das crianças quando vão ao dentista não existiu e foi muito divertido.

Há outras ações previstas?

Vamos fazer visitas às escolas com médicos que vão explicar os diversos cuidados de saúde que as crianças devem ter para se manterem saudáveis e pretende-se, uma vez mais, desmistificar o medo de ir ao médico.

O facto de trabalhar em televisão obriga-a a ser mais exigente na manutenção da boa forma?

Devo muito à genética, nunca tive tendência para engordar. Em criança era, aliás, muito magrinha. No entanto, vou ao ginásio todos os dias. Gosto de fazer exercício pela manhã, por isso, geralmente, depois de deixar o meu filho Rodrigo no colégio, vou para o Holmes Place.

Que resultados procura atingir com a prática de exercício físico?

Procuro, sobretudo, tonificar o corpo e manter a boa forma. Já pratico desporto há muitos anos. Em criança fazia ginástica acrobática e, hoje em dia, complemento atividades que me dão prazer com outras que me permitem atingir os meus objetivos, como a musculação. Não tenho um personal trainer, mas tenho a sorte de o meu marido também adorar fazer exercício e, sempre que possível, vamos ao ginásio juntos, o que me dá uma motivação extra.

Que cuidados tem ao nível da alimentação?

Tomo sempre o pequeno-almoço em casa, com chá verde ou chá preto, uma torrada e iogurte com cereais. Só como pão de manhã, embora fosse capaz de o comer a todas as refeições, e esta é a única coisa de que me privo.

Após o nascimento do Rodrigo, comecei a adotar hábitos que antes não tinha, até porque quero ser um exemplo. Deixei de comer fast-food todas as semanas, passei a iniciar a refeição com sopa e como sempre fruta. Tento fazer uma alimentação muito variada, entre carne e peixe, mas pouco condimentada. Opto por fazer estufados para fugir aos refogados.

Quais são os seus principais gestos de beleza diários?

Já comecei a ponderar a aplicação de um bom cosmético anti-idade, mas ainda estou em fase de teste. Aplico diariamente um creme hidratante e tenho o cuidado de limpar o rosto logo que chego a casa. Uso uma fórmula com filtro solar sempre que vou gravar no exterior e sou incapaz de me expor ao sol sem aplicar um protetor solar. No corpo uso apenas um hidratante diário.

A celulite preocupa-a?

Qual é a mulher que não se preocupa com a celulite? Por pouco que se note temos sempre um bocadinho. Mas não tenho assim tanta celulite que me leve a usar um creme específico. Além disso como, não tenho horários certos torna-se complicado conseguir fazer tratamentos que exigem alguma disciplina.

O cabelo merece uma atenção especial?

Sim, como utilizo o secador e o ferro constantemente, aplico sempre um protetor de calor para evitar que o cabelo se torne quebradiço e seco. Lavo-o dia sim, dia não, coloco creme nas pontas e, quando não o lavo, aplico gotas de óleo hidratante antes de o pentear. Na praia, protejo-o com uma fórmula específica com proteção solar e isso faz toda a diferença. Sempre tive o meu tom natural de cabelo, mas pintei-o pela primeira vez na véspera de fazer 30 anos

As aulas de grupo preferidas de Cláudia Borges:

Body combat
Combina movimentos de várias disciplinas de autodefesa, como karate, kickboxing, tai-chi e tae kwondo, ao som de música altamente motivante. Reduz o stresse, melhora a capacidade aeróbia, permite queimar calorias e desenvolver a autoconfiança.

Cx workx
Treino com elásticos composto por um conjunto de exercícios que trabalham a zona do core (glúteos, músculos abdominais e costas) ao som de músicas inspiradoras. Permite fortalecer e tonificar o corpo, melhora a força funcional e auxilia na prevenção de lesões.

Zumba
Combina passos de diferentes tipos de dança, nomeadamente a latina, resultando em coreografias divertidas ao som de ritmos energéticos. Desenvolve a expressão corporal e ajuda a relaxar.

Texto: Vanda Oliveira com fotografias de Carlos Ramos

artigo do parceiro:

Comentários