"Cozinhar é um acto de amor", garante o consagrado chef Chakall, de 37 anos, que vai preparar, no domingo, dia 14, no Convento do Beato, em Lisboa, a partir das 19 horas, um jantar especial para 300 namorados! Chamar-se-á "Jantar Afrodisíaco - Love is in the air" e todos os pratos são alusivos à data para que o espírito de São Valentim seja saboreado pelos "pombinhos".

Chakall, que detém a empresa de catering Cozinha Divina e serve deliciosas receitas no restaurante Quinta dos Frades, em Lisboa, desvenda-nos, desde já, os pormenores do jantar que custará 160 euros por casal: "As pessoas vão encontrar um pouco de magia para namorarem mais, e um ambiente único com música, 'karaokes' e sorteios de fantásticos prémios".

E como será o menu do super-jantar? A ementa abre com um daiquiri de morango e gengibre e uma variedade de Amuse-Bouche para aperitivo; depois, Crème de Castanha e Mini Crêpe de Frutos do Mar nas entradas, acompanhadas por uma flûte de champanhe. Para pratos principais, o "chef" vai cozinhar, na hora, Lombo de Bacalhau com Crosta de Coentros e Panko acompanhado de Arroz com Passas (peixe) e - opção vegetariana - Caril de Tofu acompanhado de Arroz Basmati, "regado" com vinho branco. Para entre-pratos, Chakall servirá um Shot de Lemon-Champ. Para o prato de carne, o "chef" do "Quinta dos Frades" confeccionará Lombo de Vitela com Cogumelos Selvagens e Pedro Ximenez acompanhado de Mezclum de Batatas Doces e - opção vegetariana - Lasanha de Espinafres e Ricotta com Molho de Nozes. A bebida será, aqui, vinho tinto. Para sobremesa, Chakall escolheu Mashallah, que antecede Vinho do Porto, Café Nespresso e Chá Afrodisiacum com Duo de Macaron. Tudo para uma noite inesquecível no Dia dos Namorados!CIDADÃO DO MUNDO

"Os ingredientes mais caros não são melhores do que os outros", explica Chakall. "Uma cereja do Fundão, colhida no momento certo, é melhor do que qualquer outra coisa", exemplifica. "Não há produtos melhores ou piores, são diferentes e têm o seu momento certo", desmonta, a SapoFama, o antigo jornalista do diário "El Cronista", de Buenos Aires, filho de cinco culturas (família de origem galega, suíço-alemã, basca francesa, italiana e argentina).

Chakall, o argentino do turbante que se apaixonou por Portugal e pela "humildade dos portugueses", vive na Lourinhã, é um viajante incansável e, conhecedor do mundo, dos climas e das culturas, procura transmitir "sentimentos e emoções". O dom de comunicar está-lhe na alma e nos pratos que confecciona.

Chakall não vê televisão, mas lê " muitos jornais" e tem como interesse principal "o mundo". Fez canoagem "durante muitos anos". Nas suas poucas horas livres, pratica boxe, toca cítara, gosta de caminhar pela natureza, de desporto e de fotografia. Cidadão do mundo, hoje, quinta-feira, dia 11, está em Paris para dar "um espectáculo de música e cozinha", ele que só cozinha com conjuntos melodiosos de sons, daí que brinque: "Sou mesmo um homem dos pratos!".SEMPRE A ABRIR!

Chakall está cheio de projectos. Diz ele: "Vou fazer o 'Portugal Revisitado', em Abril, em 24 municípios do País. Vou com uma carrinha com a parte traseira transformada em cozinha e, em cada fim-de-semana, vou cozinhar ao vivo nas praças centrais de dois municípios, pegando em produtos locais e fazendo nova cozinha portuguesa. Em Março, vou ser jurado do 1º Concurso do Melhor Chef do Mundo-Mulher, em França, e, ainda em Fevereiro, vou estar no Alto Congresso de Gastronomia de Santiago (na Galiza, Espanha), onde vão estar todos os top's mundiais. Vou também ligar-me à Certifica, uma associação que certifica produtos portugueses de qualidade, e vou ter também uma ligação com a Quercus em que plantaremos árvores pelo País".

A par das conferências, dos livros, das fotografias, dos vários projectos de televisão e de muitos outros sonhos, Chakall ainda põe comida no ar! Explique-se: ele prepara os menus para a classe executiva da transportadora aérea Sata.

Veja imagens exclusivas de Chakall a cozinhar para SapoFama.

(Texto: Nuno Trinta de Sá)

(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)