Catarina Furtado regressa hoje da Guiné-Bissau onde está, há uma semana, a gravar a terceira parte do documentário "Dar Vida sem morrer".

A embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a População partiu para a Guiné no domingo, 25 de Julho, para gravar o resultado do investimento de 500 mil euros, angariado junto dos espectadores do programa "Dança Comigo" da RTP.

A verba destinou-se à construção de uma maternidade que irá abranger as zonas de Cabul e Mansoa e Catarina irá mostrar nos três primeiros documentários o resultado desta acção de solidariedade. "Vou mostrar quantas mulheres e bebés sobreviveram graças a este donativo. Na Guiné não existiam materiais tão simples como o soro e as cesarianas não se faziam. As mães morriam nos partos. Quando lá estive a primeira vez parecia que tinha levado um murro no estômago", conta a apresentadora emocionada.

Nos primeiros dois documentários já gravados, Catarina Furtado acompanha a construção da maternidade desde o lançamento da 1ª pedra, à renovada auto-estima da população e das equipas de saúde. Já neste terceiro episódio de "Dar Vida Sem Morrer", a estrela da RTP irá mostrar as diferenças na subida das taxas de sobrevivência materno-infantil deste país.

A embaixadora irá regressar à Guiné para a gravar o último e quarto documentário na região de Bafatá, para onde serão canalizados 400 mil euros, um donativo extra do IPAD - Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

Será aplicado na formação das equipas de saúde, da compra de materiais, ambulâncias e painéis solares. "A Guiné vive às escuras, vocês não imaginam", relata a apresentadora decidida a angariar "cúmplices" por onde quer que passe.

Enquanto planeia "melgar" a RTP para apostar em mais documentários em países onde cresceu a pobreza extrema, como São Tomé e Príncipe, Catarina Furtado irá gozar um mês de férias, em Agosto, com o marido, João Reis, e os filhos Maria Beatriz e João Maria.

Antes, a "eterna namoradinha de Portugal" irá assistir, no dia 1 de Agosto, à estreia da segunda edição do programa "Dá-me Música". Catarina Furtado volta a desafiar os nossos famosos e, ao longo de 14 semanas, nomes como José Cid ou Sílvia Rizzo vão brindar o publico com as suas vozes de rouxinol.

(Texto: Inês Costa)

(Foto: Tiago Caramujo/Sapo Fama)