A modelo e actriz brasileira Camila Alves, protagonista do filme "As Maltratadas", curta-metragem realizada pela portuguesa Ana Campina, revelou que foi vítima de tráfico humano quando tinha 16 anos. A bela actriz, de 28 anos, terá sido traficada para o Chile e, segundo explicou, só conseguiu escapar a um destino de escravidão sexual graças ao apoio da família.

Camila Alves esteve em Lisboa na passada semana, para apresentar a curta-metragem de Ana Campina, rodada em Cascais, em 2008. No filme, que retrata a violência doméstica e o tráfico de mulheres, Camila veste a pele de "Flávia", jovem que ruma a Portugal com o sonho de se tornar modelo e acaba por ser desviada para a prostituição.

Nada que já não tivesse acontecido na vida real à actriz. "Já passei por algo semelhante no meu primeiro trabalho de modelo, no Chile. Tinha 16 anos, havia assédio e muita droga", recordou Camila Alves, que vive em Los Angeles e se prepara para filmar "4-Bidden", onde irá contracenar com Eric Roberts, irmão de Julia Roberts.

No seu "site" pessoal, a actriz conta que só descobriu no Chile aquilo que a esperava na realidade: "Soube lá que o dono da minha agência estava ligado ao tráfico sexual, de droga e de armas. Vi coisas que ninguém deveria ver. Felizmente tinha uma família que me apoiava e tentei sair de lá o mais rápido possível. O trabalho de modelo era uma falsa promessa. Tudo fachada".

A curta-metragem, que estreará nos cinemas como complemento do filme "Millenium 2", no próximo dia 25 de Março, conta com a participação do modelo Douglas Barcellos, que foi encontrado morto em Cascais, no final de 2008, em circunstâncias ainda por esclarecer. Este foi o seu último trabalho. O filme ganhou o prémio "Melhor Curta-Metragem" no Hollywood Brazilian Film Festival, realizado em Los Angeles.