Brigitte Bardot, de 80 anos, porventura a mais ilustre residente de Saint-Tropez, na Côte d’Azur, declarou guerra aos comerciantes locais que usam e abusam da sua imagem para vender as mais diversas lembranças aos turistas.

Considerada o grande símbolo sexual dos anos 50 e 60, BB, como é conhecida por muitos, instalou-se em 1958 naquela cidade francesa, onde possui uma mansão sobre o mar, “La Madrague”.

Durante anos, a atriz fechou os olhos ao negócio feito à custa da sua fama, mas, neste momento, está particularmente zangada com um pintor local, conhecido pelo nome artístico de Sasha Saint-Tropez.

Esse artista, que tem feito muito dinheiro a vender pinturas com o rosto de Bardot, inspiradas em imagens dos tempos áureos da atriz (anos 50 e 60), acaba de abrir uma segunda galeria, facto que muito irritou a estrela francesa.

“Costumamos ver imagens de Brigitte em todos os sítios, mas nesta nova loja há velas, relógios, sapatos, pratos, centenas de coisas…”, declarou o marido da atriz, Bernard d’Ormale, advertindo que vai tomar medidas legais.

O pintor já fez saber que estaria disposto a repartir os lucros com a atriz, mas Bardot não parece disposta a chegar a um acordo.

“ Ela não está nada feliz com a situação e nós não vamos associar-nos a um negócio desses. Não podemos ser cúmplices daqueles que exploram a imagem de BB” – esclareceu o marido da atriz.