Atualmente o Brasil está a atravessar uma fase política complicada, associada a escândalos de corrupção que envolvem Dilma Rousseff, presidente que foi deposta recentemente. A atriz Irene Ravache partilhou a sua opinião, em exclusivo parao Fama ao Minuto, sobre a situação que o seu país tem vindo a atravessar.

Segundo a atriz brasileira, "há um desgaste muito grande por quem está no poder, pela figura da nossa presidente Dilma Rousseff e a figura do atual presidente em gestão Michel Temer".

Isto porque "há uma descrença da sociedade em todos os políticos que foi criada, não só pelos políticos, mas também pela nossa incapacidade de cobrarmos quem está no poder, com a devida precisão", explicou.

Para Irene, o povo brasileiro "exerce muito pouco a sua cidadania e isso fez com que houvesse um afastamento".

"Hoje, quando conversamos com a maioria dos brasileiros, ainda estamos à espera de um líder. Ainda não entendemos que nós é que somos os lideres, nós é que temos que tomar conta do nosso país. Desde as atitudes que temos dentro da nossa própria casa. Não posso exigir a um político que ele não seja corrupto se eu faço algumas corrupções dentro da minha própria casa. Segue-se com atitudes no seu pequeno ciclo de sociedade que temos que cobrar do presidente da Câmara. Nós ainda estamos a achar que isso tem que vir de cima para baixo", acrescentou.

Ravache frisou ainda que o povo brasileiro "permite abusos" e isso levou a um "desgaste".

"Quando vemos na sociedade que administram bem as suas vidas, isso é um conjunto de atitudes que um povo toma e não permite abusos. Nós permitimos abusos e estamos a começar a acordar para isso. Então hoje há um desgaste muito grande", disse aatriz, dizendo não acreditar que "houve um golpe".

"Eu já passei por um golpe no Brasil. Tenho 72 anos e em 1964 houve um golpe. Há uma diferença muito grande quando existe um golpe. Não foi isso que caracterizou [a deposição de Dilma]. Há uma insatisfação enorme tanto na figura da senhora Dilma Rousseffcomo na de Michel Termere de qualquer outro político, porque existe uma coisa chamada desconfiança", remata.

IreneRavacheestá atualmente em Portugal e prepara-se para estrear no dia 22 de setembro a peça 'Meu Deus' no teatro Tivoli, em Lisboa, ao lado de Ricardo Pereira.