Quando foi surpreendida com o nascimento de uma criança com Síndrome de Down (ou Trissomia 21), Bibá imediatamente aceitou a diferença com naturalidade e amor: "Estas crianças quase não têm direito a um começo da vida, porque as pessoas olham-nas como coitadinhas. Isso tem de ser desmistificado. Ninguém é igual a ninguém. E, afinal, o que é ser normal?"

Desde há muito que Bibá Pitta alimentava o projecto de registar num livro a evolução da sua filha, Madalena, e a sua própria experiência de mãe. Esse sonho concretiza-se agora. Sem pretensões de vir a tornar-se escritora, Bibá convidou Inês Bastos Batista para se encarregar da redacção: "Só quero ser o veículo para alguém passar para o papel a minha experiência enquanto mãe. Vamos abordar toda a história da vida da minha filha e tudo o que temos passado de bom e de menos bom".

O objectivo do livro é muito importante para Bibá: "Dar uma palavra de ajuda a quem estiver do outro lado, partilhar a minha história com quem foi mãe de uma criança diferente ou que ficou diferente, defendendo que as pessoas têm direito à vida, embora possam ser diferentes".

Ainda sem data marcada para o lançamento do livro, a relações públicas garante que toda a família vai dar o seu testemunho. Recorde-se que Bibá, de 42 anos, é casada com o médico Fernando Gouveia, com quem tem cinco filhos: Maria, de 15 anos, Tomás, 14, Madalena, 11, Salvador, nove, e Dinis, de apenas dois anos.

Joana de Sousa Costa (texto)

Bruno Raposo (foto)