As curvas estonteantes da cantora Beyoncé, bem visíveis na recente Gala do MET, são fruto de uma dieta vegan do nutricionista Marco Borge, que criou o regime “22 Day Revolution”, agora explicado em livro.

Tal dieta elimina completamente carne, ovos, lacticínios, álcool e alimentos processados por um período de 22 dias, o tempo considerado necessário pelo nutricionista para uma verdadeira mudança de hábitos alimentares.

Beyoncé, de 33 anos, revela no prefácio do livro que chegou a ser uma viciada em comidas pesadas e que viveu durante a maior parte da sua vida entre “dietas ioiô”, até que, em 2013, descobriu as receitas de Marco Borge.

“Antes, quando eu era adolescente, no Texas, os meus pratos preferidos eram frango frito, tacos, hambúrgueres barbacue, entrecosto, camarões fritos e sanduíches Po’boy, pratos que foram sabotando lentamente a minha saúde”, contou Beyoncé.

Alarmada, a famosa artista entrou depois da fase das “dietas ioiô”. Fez várias experiências, incluindo um regime em que se alimentava quase exclusivamente de uma mistura de água, sumo de limão, xarope de ácer e pimenta de Caiena, mas também não encontrou aí o seu equilíbrio.

Quando foi mãe, em janeiro de 2012, Beyoncé decidiu que estava na altura de mudar.

“Depois de ter a minha filha, resolvi fazer um esforço consciente para recuperar o controlo sobre a minha saúde e sobre o meu corpo. Mas não queria voltar a fazer dietas radicais. Agora era mãe, precisava de mudar os meus hábitos e ser um exemplo para a minha filha”, sublinha cantora no prefácio de “22 Day Revolution”.

Em 2013, enveredou pelo regime “revolucionário” de Marco Borge, arrastando consigo o marido, o rapper Jay-Z.

“Nesse ano, celebrámos o aniversário do meu marido com um menu integralmente vegetariano. Ainda me lembro da expressão no rosto dos nossos amigos. Alguns ficaram muito excitados com a oportunidade de provarem comida vegan, mas alguns tinham muitas reservas... No final todos nos divertimos imenso e apreciámos a comida”, recorda Beyoncé.

Na prática a filosofia de Marco Borge é bastante simples: “Comam bem, mexam-se mais, stressem menos e amem mais”, aconselha o nutricionista, que também trata da forma de outras estrelas, como Jennifer Lopez.

Os cinco princípios básicos da dieta de Marco são: escolher plantas em vez de alimentos processados, comer três refeições conscientes e nutritivas diariamente, com 80% de hidratos de carbono, 10% de gordura e 10% de proteína, fazer exercício durante 30 minutos por dia e beber muita água, entre outras pequenas regras.

Exemplos de menu da “22 Day Revolution”:

DIA 1

Pequeno almoço: Pudim de chia e baunilha com 1 tigela de frutos vermelhos frescos

Almoço: Salada de couve roxa e maçã, batata doce assada (ou uma pequena batata)

Lanche da tarde: 1/4 de chávena de húmus de cânhamo com vegetais frescos (cenoura, aipo, alface romana, etc)

Jantar: Salada de feijão preto e quinoa com molho de cominhos

Ceia: Chocolate preto

DIA 2

Pequeno almoço: Batido feito com um copo de leite de amêndoa, 1 banana congelada, 1-2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa, 1 porção de batido de proteína da 22 Days e uma chávena de folhas verdes (espinafres, couve, etc)

Almoço: 1 tortilha de arroz integral ou duas tortilhas de milho sem glúten com 1/4 de chávena de húmus de cânhamo, pimento assado, pepino fatiado e uma mão cheia de folhas verdes. Servir com vegetais cozinhados ou com uma salada pequena.

Lanche da tarde: Barra energética 22 Days

Jantar: Pasta de courgette com tomate cherry, batata doce, manjericão e parmesão de cânhamo.

Ceia: Sorvete suave de banana

DIA 3

Pequeno almoço: Papa de quinoa com uma chávena de frutos vermelhos frescos

Almoço: Salada com três chávenas de folhas verdes, legumes variados, 3 colheres de copa de sementes de abóbora ou de cânhamo e molho à escolha (dos molhos indicados no livro).

Lanche da tarde: 4 colheres de sopa de húmus de cânhamo com vegetais frescos (cenouras, aipo, alface romana, pimento, etc).

Jantar: Uma batata doce pequena assada com uma colher de óleo de côco, meia chávena de feijão preto biológico e vegetais verdes cozinhados a vapor ou uma salada fresca.

Ceia: Dois pedaços de brownie cru.