Noite de glória para Beyoncé na gala da 16ª edição dos Prémios Europeus de Música da MTV, ontem, em Berlim. A cantora norte-americana esmagou toda a concorrência, conquistando três dos principais prémios: Melhor Artista Feminina, Melhor Canção ("Halo") e Melhor Vídeo ("Single Ladies").

Os Kings of Leon, nomeados em cinco categorias, não ganharam nada e Lady Gaga, com outras tantas nomeações, teve de contentar-se com o prémio de Artista-Revelação.

Os U2, que momentos antes tinham dado um concerto gratuito às portas de Brandemburgo, comemorativo da queda do Muro de Berlim, receberam o prémio de Melhor Banda ao Vivo.

Os norte-americanos Green Day foram eleitos o Melhor Grupo Rock e o rapper Jay-Z levou para casa o troféu de Melhor Artista Urban.

O rapper norte-americano Eminem juntou mais prémio à sua já vasta colecção ao conquistar o título de Melhor Artista Masculino.

Os Placebo receberam o troféu de Melhor Banda Alternativa e os alemães Tokio Hotel foram eleitos pelo público o Melhor Grupo da Edição 2009 dos Prémios MTV - uma escolha que dividiu a audiência entre apupos e histéricos gritos de apoio.

Pelo segundo ano consecutivo, a cantora norte-americana Katy Perry apresentou o espectáculo, que desta vez decorreu num ambiente de cabaret e casino, com roleta russa e piano de cauda no cenário.