O empresário da noite Bernardo Macambira, ex-marido de Rute Marques e um dos mais conhecidos relações públicas da "movida" portuense, está detido na prisão de Custóias, no Porto, há uma semana.

Macambira está a cumprir uma pena de quatro meses devido à apreensão de um CD pirata, a 10 de Dezembro do ano 2000, na extinta discoteca Voice, da qual era então o principal responsável. A fiscalização foi da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Autores.

O processo, julgado à revelia do arguido, em 2006, nos Juízos Criminais do Porto, teve como sentença uma pena de quatro meses de prisão.

A prisão poderia ter sido evitado, caso o empresário pagasse uma multa que rondava os 1000 euros. Ao que parece, Macambira não terá recebido as notificações para pagamento das coimas por já não residir na morada para onde elas foram enviadas.

Uma fonte consultada pelo "Diário de Notícias" contou que quando o empresário soube do problema, "prontificou-se a saldar de imediato os montantes em dívida, mas quando se apresentou para o fazer foi-lhe dada voz de prisão".

O ex-marido de Rute Marques tentou ainda que a pena de prisão fosse substituída por trabalho voluntário, mas viu o pedido ser-lhe recusado.

Para além de ter sido casado com uma figura pública, Macambira já namorou com Joana Freitas, manequim ex-namorada do actor Francisco Corte-Real, e é muito próximo da apresentadora Merche Romero, do cantor Mico da Câmara Pereira, e do ex-Big Brother Tozé.