“Barack Obama é jovem bonito e … bronzeado”

“Barack Obama é jovem bonito e … bronzeado” Esta frase do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi está a dar que falar.

Conhecido pelos seus comentários pouco diplomáticos, e até de mau gosto, o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi está de novo no centro da polémica.

Durante uma visita oficial à Rússia, na semana passada, Berlusconi comentou publicamente a eleição do novo presidente norte-americano Barack Obama, dizendo que, à partida, estão criadas as condições para uma melhoria das relações Washington/Moscovo. E porquê? "Porque - disse ele -, Obama é jovem, bonito e... bronzeado".

Não houve reacção pública a esta piada do lado americano, mas a oposição italiana protestou com veemência, sublinhando que Berlusconi estava a prejudicar as futuras relações com os Estados Unidos. Os mais críticos exigiram um pedido de desculpas.

Pouco depois, já no domingo, foi a vez de Carla Bruni, mulher do presidente francês, entrar na guerra. "Algumas pessoas acharão que isto é ter sentido de humor, mas perante piadas deste género sinto-me orgulhosa de ser francesa...", disse ela ao "Journal Du Dimanche".

Recorde-se que Carla Bruni nasceu em Itália, mas perdeu a sua nacionalidade quando se casou com Nicolas Sarkozy, tornando-se cidadã francesa.

Confrontado com as críticas, Berlusconi mostrou-se surpreendido e irrritado: "Como é possível que tomem um tão grande elogio como uma coisa negativa? Pois que vão à m...!", disse ele aos jornalistas.

artigo do parceiro: Top Fama

Comentários