Depois de ter participado em várias novelas portuguesas, como na série 'Morangos com Açúcar' e em 'Feitiço de Amor', da TVI, Mafalda Pinto, atualmente Mafalda Rodiles, mudou-se há cinco anos para o Brasil para estudar representação e acabou por ficar por lá.

Casada com Edgar Miranda, diretor de novelas na TV Record, foi mãe de Mel há quase dois anos e tenciona aumentar a família. Apesar de a atriz estar dedicada à educação da filha, os projetos não param e contou ao Fama ao Minuto como tem sido a sua vida.

Qual foi a razão para se mudar para o Brasil?

Não houve razão, vim para o Rio estudar, a ideia inicial era ficar três meses e fui ficando. Fiz vários cursos incríveis e alguns trabalhos e um dia percebi que tinha que optar se ficava aqui ou se voltava para Portugal.

Quais foram os projetos que participou desde que lá chegou?

Fiz teatro e duas curtas-metragens. Depois parei porque decidi ser mãe e depois fiz o filme ‘Meu passado me Condena 2’ com o Fábio Porchat, que foi um sucesso, fez 2,7 milhões de bilheteria. Acabei de fazer a série ‘Sem Volta’ que vai ser exibida este ano na Record e tenho participado em alguns episódios do ‘Porta dos Fundos’.

Fale-nos sobre os seus projetos atuais…

A minha grande paixão chama-se ‘Seja Feliz sem Dietas’ que é o meu curso online para ensinar as mulheres a emagrecerem e serem mais felizes, sem precisarem de fazer dietas. A minha primeira turma foi um sucesso, mudei a vida das minhas alunas e isso não tem preço. Trabalho com elas para eliminarmos compulsões alimentares e identificarmos de onde vêm os problemas que estão a fazê-las engordar. Identifico os erros na alimentação e faço todo um acompanhamento personalizado. É incrível mesmo, muito gratificante! Estou agora a abrir as inscrições para a minha segunda turma, podem ver no projeto.

Qual é a diferença do mundo da representação em Portugal e no Brasil? De qual país gosta mais para trabalhar?

É muito parecido, sendo que aqui é tudo numa escala maior. Sinceramente? Não consigo escolher.

Tenciona regressar a Portugal?

Eu regresso sempre nas férias, mas faz parte dos meus planos voltar a trabalhar em Portugal sim, tenho muitas saudades.Ainda há algum projeto por realizar?Há sempre e se não tivermos sonhos a vida não tem graça! Quero fazer uma novela aqui. Quando estava no início da gravidez recusei um papel que uma autora brasileira escreveu para mim e fiquei com vontade de cumprir esse sonho.

Como tem sido conciliar a vida profissional com a vida pessoal, visto que foi mãe recentemente?

Vou confessar que tem sido um desafio! Eu amor ser mãe! É a coisa que mais amo na vida!! Então é difícil tirarem-me de casa. Até hoje só aceitei os projetos que realmente eram incríveis e levei a Mel comigo. Mas acredito que agora com o tempo vá melhorando porque daqui a pouco ela já vai para a escolinha. Passa tão rápido!

Sente-se uma pessoa diferente depois de ser mãe?

Sou quase outra pessoa! Tudo muda! Não dá nem para explicar, só quem é mãe é que entende! É um amor mais forte que qualquer coisa, para mim não tem nada melhor do que brincar com a minha filha.

Se a sua filha desejasse no futuro fazer da representação a sua profissão, teria o apoio da mãe?

A minha filha terá sempre o meu apoio para tudo, acima de tudo quero ser sempre amiga dela. Até já falei com o meu marido que como ela vai para o set desde os seis meses há uma grande chance de isso acontecer. Mas eu não tenho esse preconceito com a profissão, eu adoro ser atriz. Acho incrível podermos trabalhar naquilo que nos faz felizes.

Incomoda-lhe o facto de haver pessoas a ‘reclamar’ por falar português do Brasil?

Não me incomoda, eu entendo, as pessoas conhecem-me de alguma novela, até porque muitas novelas que fiz continuam a ser transmitidas e as pessoas acham estranho quando me ouvem. Mas eu explico sempre que trabalho aqui e preciso falar português do Brasil para que me entendam. Mas metade das minhas alunas são portuguesas por isso acho que o saldo é super positivo.