O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, foi um dos políticos presentes na edição lisboeta do Portugal Fashion, no sábado à noite, mas confessou-nos que não estava ali por gosto pessoal.

"Não sou nada atento à moda, nada mesmo. Mas até acho um fenómeno social interessante", disse ele a SapoFama, enquanto esperava pela chegada do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, ao Pavilhão Atlântico.

O edil lisboeta ganha cerca de 3500 euros mensais líquidos (3.995 euros brutos de salário mais 518,24 euros para despesas de representação), mas ainda assim o dinheiro não lhe chega para investir muito no guarda-roupa. "Não ligo a comprar roupa cara, porque nem tenho muito dinheiro para gastar com isso. Compro só o que preciso", confessou ele a SapoFama.

É o próprio António Costa que se encarrega de comprar os seus fatos, sem depender da mulher, Fernanda Tadeu, a professora com quem está casado há mais de 20 anos. "Sou eu próprio que compro as minhas roupas. O mau gosto é todo meu", diz ele, a rir-se.

Apesar de não se considerar um "homem da moda", o autarca considera que até se safa bem com a indumentária: "Não sou vaidoso, mas acho que até me visto bem. Mas sei que tenho gostos muito próprios, às vezes fora da moda."

António Costa acompanhou o Presidente da República numa visita pelos bastidores do Portugal Fashion, que se apresentou em Lisboa, pela primeira vez em quase 15 anos. O presidente da Câmara da capital mostrou-se muito satisfeito com a realização do evento na sua cidade, uma vez que "Lisboa é uma excelente montra para todo o país".

António Costa conta ter a moda de regresso à capital em 2011. "Quando acabar o contrato com a autarquia de Cascais, daqui a três anos, a ModaLisboa vai voltar para a nossa cidade. Tenho muita pena de as coisas terem corrido como correram e de termos ficado sem esse certame tão importante", disse ele.

Vanessa Amaro (texto)

Bruno Raposo (foto)