O que aparentemente parecia ser algo completamente inocente veio a revelar-se um problema para Anselmo Ralph. Tudo por causa do casaco que o cantor angolano usou no último programa do 'The Voice'. A peça em questão tinha estampada uma bandeira da Confederação norte-americana, que é usada por grupos racistas de todo o mundo.

"Anselmo estou a assistir ao The Voice e reparei que tens um casaco com a bandeira da confederação dos estados do sul, não sei se alguém te informou, mas essa bandeira representa vários movimentos racistas (…), como és Angolano não sei se é boa ideia vestires roupa com símbolos contraditórios as tuas causas, acho eu!?!", lê-se num dos comentários.

Em declarações, os representantes do cantor já fizeram saber que tudo não passou de um mal-entendido.

O símbolo foi usado durante a guerra civil norte-americana, que ocorreu no século XIX. Usado nos Estados Unidos, o mesmo era exibido como um símbolo de orgulho representativo da união dos estados do sul. No entanto, a sua 'fama' mudou nos últimos anos, porque muitos desses estados eram a favor da continuação da escravatura, daí a sua associação a lados mais racistas.