Ana Rita Clara partilhou um texto no seu blogue onde elogiou e descreveu o percurso de Oprah Winfrey.

"A mulher inspiradora de hoje é Oprah Winfrey. Oprah conseguiu quebrar todos os preconceitos e encontrar o seu espaço no coração dos Americanos e não só. Um exemplo de profissional que soube usar o poder dos media para dar voz a projetos de mérito. Tudo isto, com a força e coragem de quem começou por não ter uma infância fácil. Tinha nove anos quando foi molestada por um primo. Oito anos depois, já com 17 anos começou a sua carreira como locutora de rádio e aos 19 tornar-se-ia a primeira mulher jornalista afro-americana em televisão. Para além de apresentadora de tv, também a representação correr nas veias de Oprah, que em 1985, foi nomeada para um Óscar para Melhor Atriz Secundária pelo seu papel de Sofia, no filme A Cor Púrpura. Mas foi como apresentadora que Oprah entrou nas casas de muitas famílias americanas. Como apresentadora e produtora do programa top de audiências e vencedor de vários prémios,The Oprah Winfrey Show,entreteve e iluminou a vida de milhões de espetadores durante 25 anos. Há quinze anos atrás, em 2000, lançou a revista O, The Oprah Magazine, uma revista mensal para o público feminino que se tornou líder das publicações de lifestyle feminino, sendo também proprietária de uma produtora de filmes, a Harpo Films", escreveu a apresentadora.

Ana falou ainda da generosidade da celebridade que doou milhões de dólares do seu próprio dinheiro à caridade.

"De facto, Oprah desde sempre acreditou que a educação é a porta para a liberdade, oferecendo assim a oportunidade de um futuro mais risonho. Através da The Oprah Winfrey Foundation, concedeu centenas de doações a organizações de apoio à educação. Gerida exclusivamente por Oprah, aFundaçãofornecesubsídiospara organizações semfins lucrativoscom odinheiro pessoalde Oprah quefinanciasubsídiose ajudaprojetosde interesse especial, que envolvam educação, aprendizageme desenvolvimento de liderança.A organizaçãonão aceitadoações oupedidos de doações.Em vez disso,Oprah Winfreyescolheinstituições de caridadee fazdoações especiaisatravés de suafundação privada, dandomilhões de dólaresem doações paraorganizações sem fins lucrativos", acrescentou.

Ana Rita Clara também lembrou o momento em que a celebridade visitou Nelson Mandela, em 2000, e prometeu construir uma escola na África do Sul. “O compromisso alargou-se e Oprah criou a suaAcademia de Liderança para Raparigas na África do Sul, para a qual contribuiu com mais de 40 milhões de dólares, dando os meios necessários a estas raparigas que são grandes esperanças apesar das suas origens pobres e circunstâncias sociais”.

A apresentadora partilhou ainda alguma imagens daapresentadora de televisão e empresária norte-americana.