Alice Vieira, uma das mais reconhecidas autoras portuguesas de livros juvenis, comemora este ano 3 décadas de actividade literária ininterrupta. Em homenagem à sua carreira, um espaço lúdico-cultural é inaugurado hoje na Galeria Arade, em Portimão, no âmbito da exposição "Gosto de Mulheres", de que é comissária-geral Maria Barroso Soares.

O espaço "No país da Alice", inspirado na obra da escritora, pretende educar através dos jogos e da brincadeira. A própria Alice Vieira passará o dia de hoje na Galeria Arade, a conversar com crianças e jovens, a contar histórias e a responder a perguntas. Ao lado, uma exposição para adultos homenageia a Mulher portuguesa com uma mostra multimédia que inclui escultura, pintura, joalharia, fotografia, música, cinema, literatura e culinária, entre outras artes.

Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa, e publica livros desde 1979. No ano de estreia recebeu o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança, com "Rosa, Minha Irmã Rosa". Em 1983, o seu livro "Este Rei que Eu Escolhi" foi distinguido com o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil. E em 1994 venceu o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.

Recentemente, Alice Vieira foi indicada pela secção portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata   ao Prémio Hans Christian Andersen, o mais importante galardão internacional no campo da literatura para crianças e jovens.