Alexandra Lencastre, 49 anos, sofreu com a saída de casa da filha mais velha, Margarida, de 19 anos, mas hoje já está conformada com o corte de amarras.

“Ao princípio estranha-se, depois entranha-se”, diz a atriz recorrendo a uma frase de Fernando Pessoa para justificar o seu estado de alma após Margarida ter decidido ir viver com uma amiga, enquanto segue os passos da mãe e estuda representação no Conservatório Nacional, em Lisboa.

“É difícil, é duro, é cruel, é bom, é maravilhoso. Há o positivo e o negativo. É uma panóplia de emoções e de estados de espírito, mas temos que saber responder às situações uma a uma. Tenho duas mulheres praticamente criadas, uma com 17 (Catarina) e outra com 19 (Margarida), e estou muito orgulhosa desse trabalho”, diz a diva da TVI, que nunca escondeu ser uma “mãe-galinha”.

Já quanto a eventuais romances, Alexandra Lencastre, que se encontra solteira desde o fim do relacionamento com Paulo Ferreira, em 2010, finta as perguntas mais indiscretas: “Estou muito bem, tenho duas filhas magníficas e tenho um grande amor pela novela que estou a fazer neste momento”.

Com grande parte do seu tempo dedicado ao trabalho, a “Pilar” de “A Única Mulher”, grava, em média, 12 horas por dia e tem conseguido, com muita força de vontade, manter a elegância, após a dieta rigorosa que iniciou o ano passado.

“É muito complicado manter a dieta nas gravações com 12 horas de trabalho em pé. Mas, depois, uma pessoa chega a casa e tem de conseguir manter uma certa disciplina. Um ator tem que ser muito disciplinado e tem que ter uma grande capacidade de entrega e sacrifício. Estas três coisas são fundamentais”, sublinha a atriz que, este ano, vai somar ainda outro esforço suplementar: “Férias? Só em 2016”.