Figuras públicas unem-se a projeto da Associação Filhos do Coração

A Associação Filhos do Coração apresentou esta terça-feira a obra “É mais forte o que nos une… do que aquilo que nos separa” no El Corte Inglés em Lisboa, um livro infantil que engloba duas histórias, com duas realidades distintas, separadas por 35.000 quilómetros mas que têm em comum a Esperança, o Amor e a Família.
créditos: COLORFOTO

“Temos vindo a desenvolver uma série de atividades que têm como objetivo a angariação de fundos destinados à educação das crianças já resgatadas. De entre estas, destaca-se a edição de uma coleção de livros que, de uma forma educativa, unem crianças e adultos numa mesma causa”, explicou Alexandra Borges, Presidente da Associação Filhos do Coração.

A Associação convidou 12 figuras públicas para participarem neste projeto. Clara de Sousa, Cristina Esteves, Daniel Oliveira, Fátima Lopes, João Baião, Lourenço Ortigão, Nilton, Rita Ferro Rodrigues, Sérgio Figueiredo, Sílvia Rizzo, Tânia Ribas de Oliveira e Vasco Palmeirim são os autores da história passada em Portugal.

Com o título “É mais forte o que nos une …” a primeira história passa-se em Portugal e conta como um cão abandonado une inesperadamente duas meninas que vivem realidades diferentes. Rita cresceu numa família feliz, Maria sempre viveu num centro de acolhimento. Juntas vão perceber que têm muito em comum e que o futuro é uma página em branco que, em Família, vai ser escrita por ambas.

A segunda história foi escrita por Tânia Henriques, Diretora de Comunicação da Associação e responsável pela Missão Gana 2016, que levou em julho deste ano roupa, materiais escolares e brinquedos às crianças já resgatadas que se encontram no Centro de Acolhimento de Kumassi, no Gana. “…do que aquilo que nos separa” é a história de duas crianças resgatadas à escravatura infantil no Gana. No Centro de Acolhimento, Freeman e Hope começam uma nova vida e, aos poucos, vão descobrir uma noção de Família que tinham perdido e recuperar os seus sorrisos.

Figuras públicas unem-se a projeto da Associação Filhos do Coração
créditos: COLORFOTO

Neste livro a Associação Filhos do Coração quis dar outro sentido à distância que só no planisfério separa Portugal do Gana. Neste sentido, as ilustrações da história portuguesa foram desenhadas pelas crianças do Centro de Acolhimento do Gana e as da história do Gana por crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro, de Campo Maior, sob a coordenação do ilustrador João Rodrigues.

As fotografias são da autoria de Joel Santos e Magali Tarouca, os fotógrafos oficiais da Associação, que participaram em duas missões ao Gana organizadas em janeiro e em julho deste ano.

O livro foi realizado com o apoio da Farmácia Barreiros, da Delta, da Essilor e da Lidergraf e vai estar à venda nas lojas Pingo Doce, nos quiosques da Science4you, nos postos de combustível da Galp no El Corte Inglés pelo preço de 10 euros (10,60€ com IVA) que revertem na totalidade para garantir a educação das crianças já resgatadas pela Associação Filhos do Coração à escravatura associada à pesca do Lago Volta, no Gana.

Comentários