Raquel Strada não para! Além da televisão, a apresentadora ainda alimenta Blue Ginger, o blogue que criou em abril de 2016. Nos últimos dias de primavera de 2017, lançou o seu primeiro romance, «Enquanto acreditar em ti», editado pela Matéria-Prima Edições. Foi também apresentada publicamente como a primeira embaixadora da marca de dermocosmética espanhola Isdin em Portugal. O Modern Life/SAPO Lifestyle falou com ela.

Tem a pele muito clara. Que cuidados é que habitualmente tem com o sol?

Eu e a praia não somos muito amigas e, com o sol, também é uma relação assim. Tenho, no entanto, vários cuidados porque sinto, essencialmente, que o sol é um amigo. Nós precisamos de vitamina D mas, no meu caso, a exposição ao sol é feita com alguma calma e tranquilidade.

Usa protetor solar durante todo o ano?

Sim, uso protetor solar o ano inteiro e uso sempre creme com fotoproteção por baixo da base [de maquilhagem]. Tenho sempre esse cuidado. As bases que uso têm, normalmente, fotoproteção.

Associada à questão da proteção solar, há também a questão dos sinais cutâneos. Tem essa preocupação também?

Tenho. Ponho sempre uma proteção mais forte por cima dos sinais quando vou à praia. Também já fiz alguns disparates, como é obvio, mas é muito raro isso acontecer. Tenho sempre algum cuidado.

Em meados de 2016, revelou em entrevista à revista Prevenir que sofria de hipotiroidismo. Como é que a doença tem evoluído?

Continua igual. Estive um bocadinho avessa a fazer a medicação. Já devia estar a fazer algumas coisas. Mas tenho alguns cuidados com o tipo de coisas que como e com o tipo de vida que levo, especialmente porque, em trabalho, tenho de fazer muitas viagens. Tento ser relativamente regrada. Mas vou começar o tratamento agora em setembro [de 2017]. Vamos ver como é que corre. Há de correr tudo bem...

Por que é que só vai começar os tratamentos agora?

Tínhamos de perceber os níveis, as dosagens e tudo o mais...

E essa avaliação já está feita?

Sim, está. O problema está a caminho de ficar resolvido.

E o verão como vai ser?

Este verão vai ser bom. Tenho duas semanas de férias. Vou estar a trabalhar o resto do tempo. Tenho de preparar as semanas da moda. Nas duas últimas semanas de agosto, já vou estar a preparar o mês de setembro. Vou ter duas semanas para descansar, no Algarve, com a minha família e com a família do meu marido.

Veja na página seguinte: Os novos projetos de Raquel Strada

E em relação a novos projetos? Acaba de lançar o livro «Enquanto acreditar em ti», publicado pela Matéria-Prima Edições, o que é que há mais?

Sim, o livro é um projeto novo, uma coisa espetacular. É um filho com quase três anos e meio. É incrível! Tenho também um outro projeto que também tem a ver com a escrita. Estou, basicamente, a começar a ter muitas coisas minhas. Estou a desenvolver projetos meus, coisas que eu queria criar. Associei-me a algumas marcas e estou a desenvolver o meu produto. É algo que eu queria. Estou a transformar-me numa mulher de negócios.

Uma das marcas a que se associou agora antes do verão de 2017 foi a Isdin, uma marca de dermocosmética espanhola. Ficou surpreendida por a terem escolhido para primeira embaixadora nacional?

Estou muito contente e, acima de tudo, muito feliz porque é uma marca com a qual me identifico. Alia a dermatologia à estética e isso, para mim, é importantíssimo. Acho que é muito necessário que as pessoas se protejam e que se sintam bonitas e que não esqueçam nem uma coisa nem outra.

Eu tive a oportunidade de ir a Barcelona [em Espanha] ver o laboratório da marca. Fui ver como as coisas funcionam e como trabalham os médicos que desenvolvem estes produtos e fiquei completamente apaixonada pela marca. Para mim, acabou por fazer todo o sentido.

Texto: Luis Batista Gonçalves