"Os homens querem que as mulheres tenham um cabelo suave e sexy"

Ben Cooke, hairstylist e embaixador global de Herbal Essences, conta em entrevista todos os segredos e truques para um cabelo de sonho

Como se sentiu com o convite de Herbal Essences para ser embaixador da marca?

Tive imensa sorte por começar a trabalhar com Herbal Essences há alguns anos. Foi uma grande honra para mim ter sido convidado para embaixador da marca.Trabalhar com Herbal Essences é sempre um grande divertimento. A gama de produtos é um fator importante, mas é igualmente importante tudo aquilo que a marca representa. Ser embaixador não se limita à utilização dos luxuosos champôs e condicionadores Herbal Essences – é também dar vida à marca. Acho fabuloso o seu caráter “malandro, mas simpático” (naughty, but nice), que é transversal a tudo o que é feito, desde os nomes dos produtos até à informação sobre a forma de aplicação que vem nas embalagens. Ser o “stylist expert” significa que posso experimentar os novos produtos antes de serem colocados à venda e possibilita-me trabalhar com celebridades fantásticas. O meu trabalho não se limita a ajudar as mulheres a compreenderem as necessidades dos seus cabelos; passa também por inspirá-las e incentivá-las a experimentarem novos penteados e a serem audazes, para se sentirem bonitas todos os dias.

Como surgiu a paixão pelos cabelos?

Tenho a sensação de que sempre fui um apaixonado por cabelos. A minha mãe é cabeleireira e quando era criança via-a sempre a trabalhar. Lembro-me de me sentar a observá-la e pensar que se estava a divertir. Decididamente a minha mãe foi a inspiração para me tornar cabeleireiro.

A alegria na cara das pessoas depois de uma mudança é um dos principais motivos para continuar nesta profissão?

A principal razão para eu continuar a trabalhar com cabelos é simplesmente porque adoro o que faço. Adoro a oportunidade de conhecer novas pessoas, de trabalhar todos os dias em diferentes ambientes e pelo facto de cada cliente ou cada trabalho ser sempre diferente. Tenho a sorte de ter o meu próprio salão com clientes regulares e, além disso, trabalho para campanhas publicitárias de TV e penteio celebridades para eventos de passadeira vermelha ou para televisão, por isso, é sempre variado. E depois tenho ainda o meu papel enquanto embaixador de Herbal Essences que me mantém bastante ocupado, em encontros com a imprensa, onde posso partilhar o meu conhecimento sobre a marca e o porquê de adorar trabalhar com estes produtos.

O que na sua opinião é a característica que as mulheres valorizam mais no cabelo?

Para mim, o mais importante é um cabelo voluptuoso, sexy, que apetece tocar. Deve ter uma beleza natural e dar vida à mulher para que se sinta confiante consigo mesma e transmita essa confiança – enfrentar o dia com um cabelo bonito resume-se a ter um cabelo brilhante, suave, sem ser necessário um grande penteado – não importa o seu comprimento, desde que tenha um aspeto saudável.

O que muda mais: o corte ou a coloracão?

Acho que depende muito do look que é pretendido e da vontade de experimentar algo novo, já que tanto a coloração como o corte podem criar um grande impacto. Optar pelo corte e coloração pode também muitas vezes requerer uma mudança na rotina de maquilhagem e no estilo de roupa. E quando se combinam estes três elementos a mudança pode ser dramática. O truque é fazer a escolha que melhor se adapta a cada mulher.

Todas as mulheres têm um trauma com maus cortes de cabelo. Qual a sua sugestão para que isso não aconteça?

Estudar bem a lição em casa, comunicação e sinceridade são os três aspetos essenciais para evitar um mau corte de cabelo. Em primeiro lugar, deve estar munida de exemplos de cortes de cabelo que gostaria de experimentar. Mostre ao seu hairstylist uma imagem de um corte que gostaria de ter e diga-lhe o que gosta nesse corte. Um bom cabeleireiro irá demorar cerca de 10 minutos a tentar perceber que tipo de look é que pretende; perceber qual a sua experiência com anteriores cortes de cabelo e qual o seu estilo de vida. Por exemplo, com que frequência gosta de lavar o cabelo? Quanto tempo terá disponível para dedicar ao seu cabelo diariamente? Qual é a sua rotina matinal? Se é o tipo de mulher que lava o cabelo sem se preocupar com o styling, não faz sentido ter um corte de cabelo que exija 45 minutos de dedicação todas as manhãs. Um bom hairstylist será sincero e dir-lhe-á se o corte de cabelo dos seus sonhos não se adequa a si. Também lhe dirá como pode adaptar o corte de cabelo que gostaria de ter para que este se adeque ao seu formato de rosto e ao seu tipo de cabelo.Se não estiver feliz com o resultado final, e a sua vontade for sair de rompante do salão, essa é, na verdade, a última coisa que deve fazer! Se não estiver contente com o corte, diga. Um bom hairstylist irá ouvi-la e fazer os ajustamentos necessários para que saia do salão sentindo-se bem.

Para as mulheres apressadas: qual o melhor penteado para de manhã?

Um rabo de cavalo é simples e ao mesmo tempo sofisticado, além de ser rápido e fácil de fazer, mesmo que esteja com pressa de manhã. Funciona muito bem ainda que tenha lavado e nutrido o cabelo no dia anterior. Recomendo Herbal Essences Cabelo com Força para ajudar a reparar os danos do cabelo e deixá-lo forte e suave. Seque aleatoriamente o cabelo com o secador e alise depois com a ajuda de um alisador. Escove o cabelo para trás e prenda-o acima da nuca. Certifique-se sempre de que usa elásticos revestidos, pois seguram cuidadosamente o rabo de cavalo e não danificam o cabelo. Finalize com uma bandolete larga para um toque mais elegante.

Para os 'bad hair days': qual a sugestão?

Todos temos “bad hair days” de vez em quando, mas o apanhado em forma de nó é um look ao qual podemos sempre recorrer, e que é tendência nesta estação. Pode usá-lo apertado e bem firme ou mais solto e descontraído. Resulta tanto num cabelo acabado de lavar como num cabelo lavado no dia anterior.

-Para uma abordagem fácil a este visual, penteie simplesmente o cabelo para trás até ao topo da cabeça. Penteie suavemente as pontas com uma pequena escova de cerdas naturais e prenda-o num rabo de cavalo solto com um elástico revestido para que o cabelo fique bem seguro.

-Separe o cabelo em duas secções, prenda-o num nó largo e de seguida envolva as pontas soltas em torno do rabo de cavalo, mas sem apertar demasiado.

-Prenda-o com dois ou três ganchos, colocados onde necessário e empurrando o suficiente para chegarem ao apanhado.

-A chave deste penteado é o facto de ser simples e muito elegante.

O que os homens mais gostam no cabelo de uma mulher e vice versa?

Na minha opinião é do aspeto do cabelo. Os homens querem que as mulheres tenham um cabelo suave e sexy que possam acariciar; o mesmo aplica-se às mulheres.

Qual considera ser o corte e a cor da estação?

Para mim, o corte desta estação outono/inverno é o bob com um comprimento entre o queixo e os ombros. Uma cor sólida e forte irá acentuar este corte de cabelo arrojado. Já as franjas compridas acrescentam-lhe suavidade e ajudam a emoldurar o rosto.

Qual a celebridade que mais confiou em si para mudar?

Para ser sincero, essa é uma pergunta difícil de responder. Como hairstylist, adoro transmitir confiança a todos os meus clientes, sejam ou não celebridades, para os ajudar a alcançar um cabelo irresistivelmente deslumbrante. Mas quando a encantadora Nicole Scherzinger foi ao meu salão para fazer coloração e corte, saiu em êxtase! Adoro quando vejo clientes a sair do salão e a sentirem-se fantásticos.

Muitas mulheres invejam o bob de Victoria Beckham. A quem fica bem este tipo de corte?

A grande vantagem deste penteado é que, com pequenos ajustes, o mesmo pode ser adaptado a qualquer formato de rosto ou tipo de cabelo, de forma a ficar tão elegante e trendy como o de Victoria. Se está a pensar experimentar este look certifique-se de que vai antes ao seu salão para uma consulta. O seu cabeleireiro irá avaliar o seu formato de rosto e a linha do maxilar para que juntos consigam adaptar o corte e adequá-lo a si. Este penteado icónico começa com um excelente corte de cabelo. A sua base é um corte assimétrico com bastante textura. Deve ser cortado ou com uma tesoura de desbastar ou de pontas. Não devem existir linhas direitas no corte. Uma vez cortado é fácil de manter:

  1. Comece por aplicar o champô e condicionador Herbal Essences Cabelo com Força que irá proporcionar a base perfeita para este look cheio de atitude e fácil de usar.
  2. Seque o cabelo com uma toalha e de seguida, com a ajuda de um pente, faça um risco ao lado. Nesta altura, deverá prender o cabelo no topo da cabeça para conseguir secar livremente as restantes madeixas.
  3. Utilizando uma escova circular, comece por secar o cabelo apontando o secador para a raiz do cabelo para lhe dar volume. Solte o cabelo e seque-o suavemente.
  4. Se tiver um cabelo ondulado ou rebelde, finalize passando cuidadosamente o alisador para o suavizar e ajudar a mantê-lo no lugar.

Qual o penteado mais pedido pelas mulheres?

Penso que o penteado mais pedido é o corte escadeado com “beach waves”. Muitas raparigas que têm o cabelo comprido e liso procuram ter um penteado mais encorpado e com textura. 

Qual o melhor truque para um cabelo sempre saudável?

A minha dica número um para um cabelo suave, brilhante e com aspeto saudável que apetece tocar, é a utilização de um bom champô e condicionador. Herbal Essences oferece uma gama que se adapta às necessidades de todos os tipos de cabelo. Seja qual for o tipo de cabelo, o stresse diário tem os seus efeitos negativos que se refletem também no cabelo. É sempre bom fazer uma máscara intensiva todas as semanas. Ao mesmo tempo que o seu cabelo descansa, este é também um bom momento para ter um tempo só para si.

Ainda há algo por concretizar na sua carreira?

Até agora tenho tido uma carreira fantástica e ficarei muito feliz se continuar do mesmo modo. Adoro conhecer e trabalhar com novas pessoas e espero que assim continue.

artigo do parceiro:

Comentários