Barbara Oliveira é uma mulher à procura de aventura

A finalista portuguesa do Biggest Baddest Bucket List inscreveu-se no passatempo com a finalidade de conhecer o mundo

Lançado no fim de janeiro pelo My Destination, o Biggest Baddest Bucket List alcançou mais de 1400 pessoas inscritas, todas em busca de um único objetivo: a conquista da viagem dos sonhos. O vencedor viajará por seis meses pelo mundo para os locais que desejar, a fazer reportagens de vídeo para o My Destination, com todas as despesas pagas, e levará ainda um prémio de $50,000. Os participantes criaram as suas candidaturas por vídeo, apresentando os seus destinos favoritos em todo o planeta e aguardaram ansiosamente até ao dia 15 de abril, quando finalmente foram divulgados os 10 finalistas, com um resultado agradável para os portugueses Barbara Oliveira e João Cajuda. Agora os finalistas aguardam pelo dia 18 de maio, data da viagem para Londres para uma semana cheia de desafios e entrevistas. No dia 24 de maio será anunciado o grande vencedor que irá logo partir à aventura em julho, regressando apenas em dezembro.

A mulher finalista portuguesa, Barbara Oliveira, falou em exclusivo ao Sapo Mulher sobre esta nova etapa da sua vida.

O que te levou a concorrer?

Um desejo enorme de conhecer o mundo e poder mostrá-lo e partilhá-lo através de uma lente e da ponta de um lápis.

De tantos candidatos foste um dos dez finalistas. O que achas que te levou a conseguir este feito?

Acho que para além de um vídeo original e com alguma estética, o que eles procuram acima de tudo é de alguém que consiga transmitir paixão pelo que faz, que tenha um brilho no olhar quando expressa o que está a viver e a sentir. Acho que através do meu vídeo consegui transmitir um pouco essa minha espontaneidade e paixão.

Achas que foi a crise e o desemprego ou o espírito de aventura que levou a maioria das pessoas a concorrer?

Este emprego é para os amantes do Mundo, das culturas, das pessoas, das línguas... É para pessoas com espírito aventureiro que não se contentam com uma só cidade para morar. Não é para pessoas que procuram fugir à crise financeira que atravessamos atualmente. Na minha opinião este emprego não surgiu para combater a crise mas sim como uma oportunidade única na vida!

E qual destes foi o principal motivo para ti?
Não vou dizer que os 50.000$ não são aliciantes, mas para ser sincera o prémio monetário foi a última coisa que pensei quando decidi concorrer a este concurso. Foi mesmo o espírito de aventura que me levou a concorrer, a vontade de viajar com a minha mochila às costas e explorar o Mundo, vivendo momentos únicos e inesquecíveis a cada minuto.

Se fores a eleita quais serão os principais receios de estar 6 meses fora?

Sinceramente, não penso em nenhum receio que venha a ter caso seja eleita. Saudades da família e dos amigos é algo que terei que lidar… E talvez, a possibilidade de ficar vários dias sem contacto com eles por estar a explorar lugares mais remotos.

E qual o destino do dinheiro?

Em primeiro lugar, teria que "pagar uma promessa" que fiz à minha amiga Maria que me ajudou a filmar o vídeo e comprar-lhe uma lente para a sua câmera, gostava de investir em mais formação de vídeo e fotografia, comprar uma câmera nova e vários acessórios que preciso e ficar com algum extra para viajar ainda mais.

Quais os locais que gostarias de visitar se ganhasses?

Tantos!!! Tenho que passar por todos os continentes e visitar um mínimo de 25 cidades no total. Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Butão, himalaias, India, Singapura, Indonésia, Camboja, Noruega, Croácia, Grécia, Hungria, África do Sul, Victoria Falls no Zimbabwe, Perú, Patagónia na Argentina, Parques naturais EUA,....uff muitos mais...Mas podem fazer "support & follow no meu vídeo" para ficarem a par de todas as minhas aventuras.

Quais os que já visitaste e que se tornaram os mais marcantes?

Todos os lugares tornam-se marcantes por diversas e variadas razões, mas se tenho que ser mais específica, talvez tenha que dizer Chile e Argentina de norte a sul por ter sido uma viagem que fiz sozinha ao longo de 3 meses.

Porquê a escolha de Lisboa para o vídeo de apresentação?

Em primeiro lugar porque foi a cidade em que cresci e tenho uma ligação enorme. É uma cidade grande e pequena o suficiente com uma luz incrível. No meu vídeo pude mostrar praia, parque, cidade antiga, arquitetura, animação, nightlife,... tudo concentrado em Lisboa.

Quais os essenciais para qualquer tipo de viagem?

Material/equipamento: Uma mochila resistente e à prova de água, ténis confortáveis de caminhada, sabão para lavar a roupa, pareo em vez de toalha para poupar espaço e não pesar tanto, toalhitas, boné, conversores para a tomada, corda.
Útil: Ter uma cópia do passaporte, guardar dinheiro em vários compartimentos diferentes, estar consciente do meio envolvente.

artigo do parceiro:

Comentários