A jovem atriz adquiriu uma noção de estética invejável nos anos em que trabalhou como jornalista em revistas femininas. A sua elegância levou-a a ser escolhida como rosto de Énergie de Vie, gama de tratamento de marca de perfumaria e cosmética Lancôme. Em entrevista à revista Saber Viver e num exclusivo digital para o Modern Life/SAPO Lifestyle, Lily Collins fala da carreira, das muitas viagens que faz e dos cuidados de beleza que tem.

Com mais sete milhões e meio de seguidores no Instagram, é uma embaixadora da geração X. O que inspira esta geração?

Gosto de me divertir e de viver o presente e de captar experiências de forma genuína. Nos dias que correm e, sobretudo, na minha indústria, é importante não nos levarmos muito a sério e espero que os meus posts [publicações] sejam reflexo disso.

Como é um dia na sua vida?

Se estiver a trabalhar, tenho de acordar às quatro da manhã e ir diretamente para as gravações. Os dias de filmagens podem ser muito longos, o que me obriga a chegar tarde a casa. Antes de ir dormir, vejo televisão para acalmar a mente. Se estiver de folga, faço os meus próprios horários.

Gosto de me manter ativa. Por isso, normalmente, acordo, bebo um chá e como qualquer coisa e vou correr ou fazer uma aula de ginástica divertida. Depois, posso passar o dia a ler ou a ver filmes. Não há um dia típico para mim.

Onde arranja energia para fazer tudo o que gosta?

Certifico-me que durmo o suficiente. Por sorte, Los Angeles [nos EUA] é uma cidade onde posso experimentar uma série de coisas. Com o passar dos anos, encontrei o equilíbrio perfeito que se ajusta à minha vida agitada e me permite ter dias mais tranquilos.

Não gosto de me sobrecarregar e quero ser capaz de fazer tudo sem me sentir stressada. Gosto de comer bem, de fazer exercício e de manter um regime de saúde e beleza.

O que é que viajar dá à sua vida?

Viajar sempre foi uma parte importante da minha vida. Permite-me conhecer o mundo e mergulhar em diferentes culturas e estilos de vida, conhecer pessoas incríveis e colecionar memórias que não teria se ficasse em casa o tempo todo. E julgo que me ajuda a colocar muitos aspetos da vida em perspetiva ao apreciar as pequenas coisas.

Veja na página seguinte: A influência da mãe na carreira e na vida de Lilly Collins

A sua mãe, Jill Tavelman, teve influência no seu estilo de vida saudável?

A minha mãe sempre valorizou a beleza interior e diz-me sempre que as coisas peculiares que me tornam diferente são as que me tornam bonita. Sempre me encorajou a ir atrás do que quero e a acreditar em mim. Também me lembra de reservar algum tempo para cuidar do meu corpo e da minha mente. Todos precisamos de equilíbrio, de tratar de nós e de pessoas que nos lembrem disso.

Ensinou-lhe alguns truques para cuidar da pele?

Lembro-me da rotina de cuidados noturna e do cheiro dos cremes na altura em que vivíamos juntas. Cuidar da pele é importante para o bem-estar e ajuda-nos a viver o dia a dia em pleno. Neste mundo, é tudo tão rápido e stressante... Se fizermos o que estiver ao nosso alcance para manter a integridade da pele, estamos a proteger-nos do stresse urbano e da fadiga.

Preocupa-se com o que come?

Sim, sou muito consciente acerca da saúde e sei que aquilo que comemos afeta diretamente a forma como nos sentimos. Quero ter tanta energia e motivação quanto possível. Sempre fui fã de comida caseira e de alimentos frescos. Claro que cometo alguns deslizes e acho que são importantes para nos sentirmos bem. Mas, para mim, moderação é a chave.

Tem alguma preocupação com os ingredientes dos cosméticos?

Tenho, hoje, maior consciência dos ingredientes incluídos nos cosméticos e da importância de escolher versões naturais. O ar já é tão poluído que temos de nos proteger das toxinas que nos rodeiam. A natureza deu-nos ferramentas incríveis. Por que não exploramos novas formas de as usar e manter-nos saudáveis?

O que pensa da gama Énergie de Vie pela qual tem dado a cara e das suas texturas sensoriais?

Adoro a forma como energiza a minha pele e a protege do stresse ambiental a que está sujeita diariamente. Tanto a loção como o sérum, quando aplicados, fazem com que me sinta fresca e luminosa.

Já experimentou a máscara de noite Énergie de Vie?

Gosto de máscaras porque são uma forma fácil e rápida de dar hidratação extra à pele. Uso-as, normalmente, antes de sessões fotográficas e depois de voos longos, quando a minha pele fica mais desidratada.

Texto: Madalena Alçada Baptista