Tranquilidade (quase) total a sul

Viajámos até Lagos à conquista do bem-estar e descobrimo-lo num resort algarvio que está a apostar na saúde e no bem-estar para criar pacotes que revigoram corpo e mente

Situado na Ponta da Piedade, sobre as arribas algarvias de Lagos, o Cascade Wellness & Lifestyle Resort, a poucos minutos a pé da Praia Dona Ana, considerada pela Condé Nast Traveller como uma das 50 melhores praias do mundo , brinda-nos com uma vista esplendorosa. No horizonte, mar e céu cruzam-se, dando uma sensação de acalmia. O local ideal para uns dias de descanso e desintoxicação da rotina atribulada do dia a dia na cidade. Veja a galeria de imagens deste resort!

Foi de Lagos que o Infante Dom Henrique partiu à descoberta do mundo e é baseado nesse facto histórico que a decoração do resort se inspira, com uma ala dedicada a cada um dos continentes. Ao desenvolver o conceito arquitectónico do edifício, em 2011, a ideia foi criar uma estrutura que respeitasse os traços tradicionais da arquitectura mediterrânica e que se mantivesse intemporal, sem modernismos excessivos. Para a Prevenir, estava reservado um quarto no lado asiático, com elementos alusivos ao continente e uma luxuosidade e conforto únicos.

Apesar de ter o mar a seus pés, o resort inclui duas piscinas exteriores, uma delas com uma vista desafogada em direção ao oceano. A outra, muito procurada por famílias com crianças, é a imitação de uma praia, com uma pequena zona de areia. Se preferir, pode trocar o relaxamento das espreguiçadeiras pelo toque suave das mãos dos terapeutas do Tainai Spa. Foi precisamente o que fizemos. No spa holístico, recebemos a massagem de costas, ombros e pescoço. Meia hora de puro relaxamento. No final, é-nos oferecida uma infusão calmante e a possibilidade de relaxar no jacuzzi ou junto à piscina do spa.

Programas para todos

Ginásio, uma área para prática de lançamentos de golfe, dois campos de futebol e outros dois de ténis... As férias aqui não significam descuido com o corpo. O resort oferece várias atividades ao ar livre, que variam consoante o mês, como fitness, bootcamps, passeios de BTT ou surf trips. Para os mais pequenos, existe um kids club, o Caskiddy, com atividades lúdicas e educativas. Durante a nossa estadia, o fim de semana foi dedicado ao yoga, com a dupla The Jewel of Yoga.

Nos últimos meses, consoante as épocas, esta programação complementar tem variado. A contratação recente do especialista em transformação do corpo e treino personalizado italiano radicado no Algarve Michele Mellone, que passou a gerir as atividades do ginásio da unidade hoteleira, o Cascade Gym by AXN Club 100, vem reforçar ainda mais esta aposta, já assumida publicamente pelo diretor-geral do hotel, Miguel de Andrade. «A nossa prioridade é posicionar o Cascade Resort como referência de cinco estrelas no segmento de wellness», diz.

Para isso, a equipa AXN Wellness Company desenvolveu um conceito inovador de fitness com pré-avaliação e apoio personalizado baseado em três pilares, fisioterapia, nutrição e fitness workouts, na linha dos que outros resorts do género já promovem na Europa. «Com uma equipa composta por um fisioterapeuta, um nutricionista, um personal trainer, mental coach, yoga e detox teacher, os programas de fitness podem consistir em sessões diárias de ginásio, aulas e atividades ao ar livre», pode ler-se no site do hotel.

Veja na página seguinte: Sabores saudáveis e experiências que nos levam à volta do mundo

Comentários