Termas do Carapacho

Tratamentos termais exclusivos esperam por si num destino a não perder

 

Ir para fora cá dentro é um conceito que pode ser alargado quando se fala nos Açores. Na Ilha da Graciosa, existem as Termas do Carapacho e o Graciosa Resort & Business Hotel.

A funcionar desde 1750, sem nunca terem fechado portas (exceto para as obras de remodelação), destinam-se sobretudo ao tratamento dermatológico, músculo-esquelético, reumatológico, problemas hepáticos e colites.

Atualmente sob a orientação de Eva Albuquerque, fisioterapeuta especializada em hidroterapia, as Termas do Carapacho convencem não só pela sua localização geográfica, mesmo em cima do mar, mas também pela vasta oferta de tratamentos termais exclusivos e inovadores.

Começando pelos duches Vichy com direito a massagem feita por fisioterapeutas, passando pelos banhos de imersão no enorme jacuzzi ou nas modernas banheiras de hidromassagem, e culminando no inesquecível Floating in (e)motion, que consiste na mobilização passiva das articulações dentro da piscina de água quente.

Basta fechar os olhos, descontrair e deixar-se guiar pelo fisioterapeuta, que é quem a guia nesta experiência imensamente relaxante. Para que tenha uma ideia mais clara, o Floating in (e)motion combina técnicas de fisioterapia no meio aquático com os princípios de técnicas mais recentes de relaxamento na água como o watsu.

Aqui, para além dos serviços terapêuticos diferenciados e da equipa de profissionais especializados sempre prontos para tratar de si, há um conceito a reter: o de pampering, «porque a pessoa não pode sentir o termalismo apenas como uma cura, também tem de se sentir mimada», como sublinha Eva Albuquerque. E acredite, foi o que sentimos.

Harmonia com a natureza

Imagine o que é acordar de um sono regenerador, ir até à varanda inundada pelo sol (mesmo em pleno inverno) e ser presenteada com uma vista onde se alcança apenas verde e mar... É isto que acontece quando se pernoita no Graciosa Resort & Business Hotel, uma unidade hoteleira de quatro estrelas que consegue surpreender quem por ali passa. 44 quartos, 2 suites sénior e 6 villas são as opções que este hotel açoreano coloca à disposição dos clientes.

Esta unidade hoteleira oferece as condições ideais quer para um fim de semana romântico como para umas férias em família. No restaurante, com capacidade para cerca de 100 pessoas, terá oportunidade de conhecer os produtos típicos da região, como o saboroso mel da terra, usado em saladas e sobremesas, numa fusão de sabores regionais com a modernidade da nouvelle cuisine, orientados pelo chef Paul.

E os mimos? Esses são constantes! Não fique surpreendido se chegar ao quarto ao fim da tarde depois de um dia cheio de longos passeios e tiver à sua espera um lanche retemperador com direito a queijo da ilha com doce de uva ou a umas quantas queijadas da Graciosa.

A piscina exterior, debruçada sobre o Oceano Atlântico, é a cereja no topo do bolo, uma verdadeira catarse para os sentidos. A vontade de ali permanecer, com o barulho das ondas como banda sonora e a paisagem verdejante como decoração, fazem desta unidade hoteleira um destino muito apetecido.


A visitar

Apesar de ter apenas cerca de 62 km², há muito para conhecer na ilha da Graciosa. Siga as nossas sugestões para uma visita relaxante e inspiradora:

- Furna do enxofre

Admire a vegetação luxuriante da Caldeira que a circunda e descer à caldeira, com a sua misteriosa lagoa subterrânea, é uma experiência que não vai querer deixar passar.

- Restaurante Quinta das Grotas

Situado numa casa rústica, que no seu interior preserva um ambiente acolhedor, reúne o conforto necessário para que goze de uma experiência gastronómica singular. Se tiver oportunidade, experimente o polvo à lagareiro. Delicioso!

- Fábrica das Queijadas da Graciosa

Se provar uma destas saborosas queijadas, vai ter vontade de trazer consigo um carregamento delas. E o melhor local para o fazer é na fábrica que as produz.

- Museu da Graciosa

Aqui poderá conhecer um pouco melhor a história, a cultura e a geografia desta ilha, também conhecida como ilha das pedras brancas.

Informações úteis e preços

O Graciosa Resort & Business Hotel localiza-se em Porto da Barra e as Termas do Carapacho, na Luz, ambos em Santa Cruz da Graciosa, nos Açores. Alojamento desde 90 € por noite em quarto duplo, em época baixa (inclui pequeno almoço). Nas Termas do Carapacho, tem à disposição tratamentos a partir de 3,50 € (banho de imersão na piscina) em época baixa.

artigo do parceiro:

Comentários