Restaurantes com vista

10 propostas absolutamente tentadoras de norte a sul do país

Dizem que os olhos também comem e, desta vez, não estamos a falar apenas da comida, mas também do panorama que cada restaurante proporciona. Com vista de cidade, de mar, de rio ou para a serra, de norte a sul do país, veja quais são as nossas escolhas para uma refeição em beleza, um momento de convívio com familiares e amigos ou pura e simplesmente para beber um café e relaxar da agitação dos dias que correm. A seleção é da jornalista Rita Caetano.

O Terraço

Está localizado no primeiro andar do Hotel Martinhal, no Algarve, virado para a praia com o mesmo nome, em Sagres e, de dia ou de noite, a paisagem de mar e areia é perfeita. A ementa também é deliciosa e um dos nossos pratos preferidos são as lulas recheadas à moda de Sagres com batata doce de Aljezur. As pessoas que estão de dieta não foram esquecidas e têm à sua disposição um menu saudável. O mesmo sucede com as crianças que, para além de um menu próprio, têm um espaço para brincar.

Ocean

É um dos melhores restaurantes de Portugal e a atestar isso estão as duas estrelas Michelin. É liderado pelo austríaco Hans Neuner e para provar toda a mestria deste chef, recomendamos o menu de degustação. Quer se jante no restaurante ou no terraço, a vista sobre o mar algarvio é espetacular. Este espaço de restauração está localizado no Vila Vita Parc , em Alporchinhos, na zona de Porches.

100 Vícios

Localizado no centro de Cascais, este restaurante, agora liderado por António Alexandre, que continua a ser o chef executivo do Lisbon Marriott Hotel, tem vista para cidade e, claro, para a baía, não só dentro de portas mas também no terraço que prolonga o espaço interior. A ementa é uma reinterpretação de pratos portugueses e António Alexandre quer partilhar com os clientes a paixão que tem pela gastronomia. Recomendamos as bochechas de porco rosado estufadas, esmagada de batata doce com anchovas e azeitonas, com molho à bulhão pato de ameijoas. Encontra-o na Travessa da Alfarrobeira em Cascais.

Casa D'Ouro

É da mesma proprietária da pizaria Casanova em Lisboa e só isso é, já, uma garantia de qualidade. Além disso, o edifício envidraçado sobre o Rio Douro e a esplanada tornam este local ainda mais desejado e interessante. As pizas são deliciosas. Prove-as! Visite-o na Rua do Ouro, no Porto.

Tágide

É um dos restaurantes emblemáticos de Lisboa e tem sabido cativar várias gerações, pela extraordinária vista (para a Baixa e para a colina do Castelo) mas também pela comida. No restaurante, prove o lombo de bacalhau à Tágide, com presunto, espinafres e puré de grão-de-bico. No Wine & Tapas Bar, experimente o pica-pau de novilho e os ovos mexidos com farinheira e espargos. Pode encontra-lo no Largo da Academia Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

Eleven

Tem a particularidade de estar num dos pontos mais altos de Lisboa, deixando ver parte da cidade, pincelada pelo casario e pelo verde do parque Eduardo VII, com o Tejo como pano de fundo. Na cozinha, está o conhecido Joachim Koerper que, no final de 2013, recuperou a Estrela Michelin para o Eleven. Este facto fez com que preparasse um menu para celebrar a reconquista e que é verdadeiramente delicioso. Para lhe abrir o apetite, pense num maravilhoso atum e vieira com manga e vinagreta de ostras fumadas e num não menos apetitoso robalo com os seus ravioli e molho de crustáceos.

La Paparrucha

A vista panorâmica sobre Lisboa compete com a qualidade da carne grelhada na típica parrilla argentina, que deu fama a este restaurante. Nós gostamos do lombo na parrilla. E o bife chorizo, já provou? Ao almoço, de segunda a sexta, o La Paparrucha, localizado na Rua Dom Pedro V, tem um bom e bem recheado buffet.

Vinum

Uma das mais importantes caves do século XIX foi transformada num restaurante que tem uma vista arrebatadora sobre o Porto e o rio Douro na Rua do Agro em Vila Nova de Gaia. A ementa não fica atrás da vista. Sugerimos as chamuças de moura e maçã ou a alheira grelhada com pimentos. E para fazer jus à tradição, há também um wine bar.

DOC

Localizado entre a Régua e o Pinhão, na Estrada Nacional 222, que liga Folgosa a Armamar, o DOC é uma autêntica varanda virada para o Douro e para a serra que o rodeia. Pertence ao chef Rui Paula que na ementa dá primazia aos sabores da região, mas sempre com o seu especial toque de modernidade. Experimente o cabritinho ou a vitela maronesa e desfrute da calma que este local transmite.

3 Wonders

É um autêntico três em um, pois serve tapas, jantares e, à tarde, é uma cafetaria ao melhor estilo vienense, tudo isto com uma excelente vista para a serra de Loulé, no Algarve. O menu é internacional e o peixe-galo com espuma de chá verde e mel, couve galega salteada, tomate confitado, cebola roxa e batatinhas a murro é um dos pratos a provar. Fica no Alto do Relógio, em Betunes, na estrada que liga Loulé a Goldra.

artigo do parceiro:

Comentários